Qui, Abr
Quinta, 17 Abril 2014 20:50

Confira as medidas que estão sendo tomadas para reduzir os impactos da duplicação da SP-322

Tentando minimizar os impactos da duplicação da Rodovia Armando de Sales Oliveira (SP-322) - de responsabilidade do Governo do Estado e que só deve ficar pronta no começo do ano que vem -, a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Tráfego, convocou os profissionais diretamente ligados à obra para reunião, que foi realizada na manhã desta quinta-feira (17), seguida de entrevista coletiva concedida à imprensa.

Entre as decisões tomadas está a de liberar o trecho sob o viaduto de acesso aos bairros da região norte para o tráfego de veículos pequenos, seguindo o seguinte cronograma:

- neste primeiro mês, a partir deste fim de semana, os carros poderão transitar somente em uma pista, no sentido bairro-centro, para desafogar o trânsito especialmente na saída do morador para escola ou trabalho. Não será possível liberar o tráfego também no sentido contrário em razão das obras de bate-estaca iniciadas nesta semana. Por questões de segurança, apenas uma pista pode funcionar;

- já no mês seguinte, o tráfego será liberado nas duas pistas, em ambos os sentidos, porque não comprometerá o trabalho da empreiteira. Lembrando que, neste período de dois meses, ficará permitida a travessia de pedestres;

- passados esses dois primeiros meses, a empreiteira precisará interditar definitivamente o trecho em razão da colocação de vigas e demais obras para construção de um novo viaduto.

A diretora municipal de Tráfego, Maria Aparecida Zucatelo Pena, informa que é preferível estabelecer esse cronograma intercalado de liberações, em vez de manter o trecho completamente fechado nesse período. “Estamos tentando reduzir o máximo que podemos os transtornos que uma obra dessa magnitude provoca e vamos manter a população sempre informada sobre esse calendário para evitarmos maiores contratempos”, afirma.

Enquanto isso, outras medidas estão sendo tomadas, como a sinalização adequada no trevo ao final da Avenida Raul Furquim, que tem sido a principal rota de acesso dos moradores. No local, das 7h às 17h, homens ficarão responsáveis pela bandeiragem (ou sistema “pare-e-siga”), interrompendo o tráfego na rodovia para a travessia de carros e motos em segurança. Das 17h às 7h, o local contará com sinalização luminosa.

Atualmente, o morador da região norte possui quatro opções de rota para saída e quatro de entrada no bairro. São elas:

Saída
- Pelo trecho sob o viaduto de acesso à Rua Sergipe;
- Pelo trevo da Avenida Raul Furquim, cruzando a rodovia;
- Pelo trevo da Avenida Francisco Martins Alvares, também cruzando a rodovia, de acesso mais fácil a bairros como o Jardim Alvorada e demais bairros servidos pelo anel viário;
- Pela estrada de terra que passa por trás da empresa Granol, acessada a partir da primeira rotatória da Avenida Vicente Ceriana Cesar.

Entrada
- Também pela estrada de terra que passa por trás da Granol, acessada no percurso inverso ao de saída do bairro;
- A partir da Rua Barretos, passando pela alça de acesso à rodovia;
- Pelo trevo da Avenida Raul Furquim;
- Pelo trevo da Avenida Francisco Martins Alvares.

“Sabemos que alguns trechos ficam mais longe de casa, a distancia percorrida será maior, mas estamos pedindo a compreensão da população, porque não há como fazer uma obra destas sem que haja percalços”, considera a diretora Maria Aparecida. “Estamos tentando outras formas de acesso, mas há propostas que não dependem de nós, são decisões de responsabilidade de outros órgãos. Mas, assim que tivemos uma posição, informaremos à população.”