Qui, Abr
Quinta, 24 Julho 2014 09:33

Projeto “Enxergando o Futuro” ajuda crianças da rede municipal de ensino a enxergar melhor

O Capítulo Bebedouro da Ordem DeMolay (organização destinada a jovens do sexo masculino, com idade compreendida entre 12 e 21 anos, patrocinada pela maçonaria), em parceria com a Ótica Bira Vieira e os Departamentos Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, estão realizando, desde o mês de abril, o projeto “Enxergando o Futuro” nas escolas de ensino fundamental de Bebedouro.

O projeto, que teve início em 2009 e foi reativado este ano, tem como objetivo oferecer avaliação, tratamento e óculos de grau gratuitos às crianças da rede municipal de ensino que necessitam deste tipo de tratamento a fim de melhorar seu desenvolvimento educacional.

A equipe responsável pelo projeto visita as escolas da cidade e, inicialmente, faz exame de acuidade visual em todos os alunos. Caso alguma anormalidade seja detectada, a criança é encaminhada para a Clínica do Olho para um exame mais detalhado. Se for necessário o uso de óculos de grau pela criança, a Ótica Bira Vieira fica responsável pela confecção gratuita dos óculos.

Até o momento, foram examinadas cerca de 3.300 crianças e até o fim do ano, na conclusão do projeto, estima-se que cerca de 7.500 crianças sejam atendidas pelo projeto.

Segundo Luiz Fossaluzza, maçom responsável pela realização do projeto junto à Ordem DeMolay, o projeto auxilia no desempenho escolar e na estima dos atendidos.

“Esse projeto é um processo que não pode parar. Muitas vezes a criança sofre bullying na escola, é chamado de burro, dizem que não aprende, mas na verdade, ela não está enxergando direito”, afirma Fossaluzza.

Segundo o mestre conselheiro do capítulo Bebedouro da Ordem DeMolay, Vinícius Cambaúva, o projeto conta com a parceria de diversos segmentos da sociedade.

“Como o projeto é bastante complexo, os DeMolays correram atrás de diversos setores da sociedade buscando apoio para sua realização.

Tivemos apoio do Departamento Municipal de Educação, de diversos médicos, de vereadores, da Prefeitura de Bebedouro, da Ótica Bira Vieira [que realiza a confecção dos óculos], das lojas maçônicas de Bebedouro, entre outros. Além disso, o cunho do projeto é totalmente social e apolítico”.

No dia 4 de agosto, às 16h, será realizada a entrega dos óculos de grau aos alunos da Emeb João Pereira Pinho, localizada na Rua Lamartine Godói, 141, no Jardim Tropical.

Lido 3950 vezes Última modificação em Quinta, 24 Julho 2014 09:38