Qua, Abr
Quinta, 31 Julho 2014 08:42

Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana auxilia no bem-estar de pessoas com deficiência em Bebedouro

A Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, assim como a Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Bebedouro, ligados à Prefeitura de Bebedouro, têm como objetivo estabelecer políticas públicas, projetos e auxílios em prol de pessoas com deficiência física ou intelectual e pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo o coordenador de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Sérgio Marin, a coordenadoria é de grande importância para o município.

“O nosso trabalho é intensificar o trabalho de auxílio e integração de pessoas com deficiência que moram em Bebedouro”, diz Marin.

Para isso, a coordenadoria conta com diversas parcerias com os departamentos municipais. O Departamento Municipal de Educação e Cultura, por exemplo, oferece às pessoas com deficiência o atendimento com professores especializados, materiais didáticos e transporte adaptado, garantindo maior conforto e mobilidade.

Junto com o Departamento Municipal de Esportes, as pessoas com deficiência contam com a academia adaptada "Aparecido Gaudêncio", instalada no antigo recinto da FECCIB, e com o projeto “Basquete sobre Rodas” desenvolvido no Tiro de Guerra. Além disso, por meio da Coordenadoria de Cultura e Eventos, a bailarina e fisioterapeuta Silene Paes ministra aulas de dança adaptada às pessoas com deficiência.

Visando dar mais oportunidades de emprego às pessoas com deficiência, a Prefeitura de Bebedouro estabeleceu uma parceria com o programa “Via Rápida Empregos”, do Governo Estado de São Paulo, e promoveu o curso de atendente administrativo, na ETEC (Escola Técnica Estadual), para 17 pessoas com deficiência. Além disso, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) disponibiliza várias vagas de emprego inclusivas em Bebedouro e região.

O Departamento Municipal de Saúde tem fornecido constantemente às pessoas com deficiência um kit contendo medicamentos e outros produtos que são de uso contínuo como luvas, álcool em gel, antissépticos, glicerina, além de medicamentos como Minilax, Retemix, Balcofeno, entre outros.

O Departamento Municipal de Tráfego e a Guarda Municipal se encarregam de construir e sinalizar rampas de acesso aos deficientes e fiscalizar a utilização adequada das vagas especiais.

Outra iniciativa é o apoio ao “Movimento Superação”, formado por um grupo de pessoas que trabalham em prol da causa de pessoas com deficiência por meio da compra de cadeiras de rodas, muletas, bengalas, andadores, medicações e outros produtos. As aquisições são realizadas por meio da arrecadação com a comercialização de produtos no bar da Estação Cultura durante o Baile da Terceira Idade, que acontece aos domingos, e em eventos que são realizados na cidade junto com a Prefeitura.

Segundo Onivaldo Cunha Junior, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro, a criação da coordenadoria agilizou os procedimentos.

“Foi de fundamental importância a Prefeitura de Bebedouro criar a Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana porque criou um elo mais fácil e tornou as conquistas mais rápidas nas questões envolvendo as pessoas com deficiência em Bebedouro”, afirma Cunha.

Lido 3670 vezes Última modificação em Sexta, 01 Agosto 2014 14:49