Qui, Abr
Sexta, 17 Outubro 2014 09:39

Bebedouro realiza 1º Encontro Estadual sobre Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral

A Prefeitura de Bebedouro por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, realizaram na quinta-feira (16/10), o 1º Encontro Estadual sobre Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral, no Centro Universitário Unifafibe.

O evento que trouxe o tema “Espaço, Currículo e Processo Educativo” contou com representantes de 51 municípios que compareceram ao evento. O encontro é voltado para secretários e dirigentes de Educação, diretores e professores de escolas.

As atividades tiveram início com a apresentação do Projeto Bate Lata, realizado pela EMEB João Pereira Pinho, seguida pela apresentação cultural dos alunos da EMEB Lellis do Amaral Campos. Na sequência, um documentário retratando a esfera das escolas de Tempo Integral do município de Bebedouro, seguido da palestra “Educação em Tempo Integral: Escola Pública de Qualidade”, ministrada pela diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Clarice Salete Traversini, no anfiteatro da instituição.

“A Importância dos Comitês de Educação na Construção de uma Política Pública de Qualidade” foi o tema abordado pelo professor da UNESP de Rio Claro, Romualdo Dias. E a palestra, “FUNDEB: O Financiamento Público e a Universalização do Direito a Educação Pública Socialmente Referenciada” pelo professor da Unicamp, Eduardo César da Silva.

No período da tarde, apresentações culturais dos alunos das escolas EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer e EMEB Paulo Rezende de Albuquerque, seguidas por relatos de experiências com exposições de representantes das cidades de Bebedouro, Carapicuíba, Diadema, Mogi Guaçu, Santo André, São Carlos, São José do Rio Pardo e São José do Rio Preto.

Seguindo o cronograma das atividades, a técnica do FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação), Edineusa Santana, orientou os presentes sobre a execução do Programa “Mais Educação” e sua diversidade.

Durante o evento, os visitantes acompanharam os trabalhos produzidos pelos alunos das Oficinas de Tempo Integral, das escolas da Rede Municipal de Educação de Bebedouro, que estiveram durante todo dia expostas em stands espalhados pelo Centro Universitário.

Para finalizar, os alunos da EMEB Octávio Guimarães de Toledo, realizaram uma apresentação cultural, seguidos dos últimos informes sobre a Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral com a presença da coordenadora do Programa Cidade Escola de Presidente Prudente, professora Isabel Cristina Riquetti. O encerramento contou com uma visita técnica à EMEB Yolanda Carolina Villela.

Lido 2802 vezes Última modificação em Sexta, 17 Outubro 2014 18:02