Sex, Mar
Quarta, 29 Outubro 2014 11:35

Prefeitura inicia cursos de capacitação do Programa Via Rápida

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e ETEC de Bebedouro, iniciou na manhã de quarta-feira (29/10), os cursos de qualificação do Programa Via Rápida.

A programação inclui a realização dos cursos de Mecânico de Automóveis, das 08h00 às 12h00, Mecânico de Direção e Freios, das 13h30 às 17h30, e de Eletricista de Veículos Automotores, das 19h30 às 22h30.

Cada turma conta com 20 alunos, que recebem o material didático gratuitamente e auxílio financeiro como o bolsa-auxílio (no valor de R$ 210,00) para os casos de desempregados que não recebem seguro-desemprego ou outro benefício previdenciário, auxílio-deslocamento (no valor de R$ 150,00) e auxílio-alimentação (no valor de R$ 100,00) durante todo o período do curso.

Os cursos de qualificação estão acontecendo na unidade móvel (carreta) do Programa Via Rápida Empregos, que é equipada com sala de aula, aparelhos e laboratórios que simulam a prática profissional. A unidade móvel está instalada em frente ao prédio da Prefeitura de Bebedouro, na região central, para facilitar o acesso dos alunos.

O Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social, Aline Galvão, estiveram presentes na aula inaugural do curso de Mecânica de Automóveis, e ressaltou que o curso permite a qualificação e o acesso dos participantes ao mercado de trabalho.

"O Via Rápida é uma oportunidade de emprego. A qualificação é rápida para que possam sair daqui com uma colocação no mercado de trabalho. Por isso, que o programa oferece cursos com base na demanda que existe no mercado de trabalho local", diz Galvão.

O objetivo do programa é auxiliar as pessoas que estão em busca de qualificação profissional, tendo como prioridade os candidatos queestejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

A definição dos cursos é baseada nas necessidades regionais, que são identificadas com base nas informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, em diagnósticos de emprego elaborados pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e demandas municipais.

Serviço:

Início das turmas: