Qui, Abr
Sexta, 31 Outubro 2014 09:11

Aula inaugural do curso de Eletricista de Veículos Automotores do Programa Via Rápida

O Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, participou da aula inaugural do curso de Eletricista de Veículos Automotores, na quarta-feira (29/10) à noite, na unidade móvel do Programa Via Rápida.

O curso é promovido pela Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e ETEC de Bebedouro, e inclui ainda realização dos cursos de Mecânico de Automóveis, no período da manhã, e de Mecânico de Direção e Freios, no período da tarde. Cada curso tem a duração de 100 horas, o que equivale aproximadamente a um mês de aulas.

Cada turma conta com 20 alunos, que recebem o material didático gratuitamente e auxílio financeiro como o bolsa-auxílio (no valor de R$ 210,00) para os casos de desempregados que não recebem seguro-desemprego ou outro benefício previdenciário, auxílio-deslocamento (no valor de R$ 150,00) e auxílio-alimentação (no valor de R$ 100,00) durante todo o período do curso.

Os cursos de qualificação estão acontecendo na unidade móvel (carreta) do Programa Via Rápida Empregos, que é equipada com sala de aula, aparelhos e laboratórios que simulam a prática profissional. A unidade móvel está instalada em frente ao prédio da Prefeitura de Bebedouro, na região central, para facilitar o acesso dos alunos.

Durante a aula inaugural do curso de Eletricista de Veículos Automotores, o Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, ressaltou que o curso permite a qualificação e o acesso dos participantes ao mercado de trabalho.

"O Via Rápida é uma oportunidade de emprego. A qualificação é rápida para que possam sair daqui com uma colocação no mercado de trabalho. Por isso, que o programa oferece cursos com base na demanda que existe no mercado de trabalho local", diz Galvão.

O objetivo do programa é auxiliar as pessoas que estão em busca de qualificação profissional, tendo como prioridade os candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

A definição dos cursos é baseada nas necessidades regionais, que são identificadas com base nas informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, em diagnósticos de emprego elaborados pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e demandas municipais.

De acordo com Rodrigo Campos, professor da ETEC e coordenador do projeto em Bebedouro, no final do curso os participantes terão uma aula especial com orientações sobre técnicas de entrevista de emprego. A formatura das turmas está prevista para o dia 27 de novembro, no prédio da ETEC, no Parque Eldorado.

A coordenação do projeto e a Prefeitura de Bebedouro também abre o espaço para as empresas interessadas em conhecer o Projeto Via Rápida e o perfil dos profissionais que estão sendo formados visando criar um canal para a contratação da mão de obra especializada no setor de mecânica e elétrica automotiva. Para isso, os interessados podem visitar a carreta, que está localizada em frente ao prédio da Prefeitura de Bebedouro.