Qui, Mar
Quinta, 22 Janeiro 2015 08:58

Ação de Cidadania reúne servidores municipais neste final de semana para doar sangue

A Prefeitura de Bebedouro convida toda população e os servidores municipais a comparecerem neste sábado (24/01) ao Hemonúcleo de Bebedouro, às 9 horas da manhã para a realização de doação de sangue.

Localizado em anexo ao Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, o Hemonúcleo de Bebedouro, encontra-se com seus estoques abaixo da média ideal para o atendimento ao público, segundo Sérgio Luis Balbi, agente de captação de doadores do Hemonúcleo de Bebedouro.

Alguns critérios para doação de sangue devem ser respeitados:

Estar em boas condições de saúde;
Ter idade entre 18 e 60 anos;
Pesar no mínimo 50 Kg;
Estar alimentado, de preferência sem alimentação gordurosa nas 4 horas antecedentes à doação;
Estar em posse de documento original com foto emitido por órgão oficial;

Também existem alguns impedimentos temporários que não permitem que a pessoa possa realizar a doação:

Resfriado. Devem-se aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;
Gravidez;
90 dias após parto normal, e 180 após cesariana;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem nos últimos 12 meses;

São relacionados alguns impedimentos definitivos, que impossibilitam totalmente a doação:

Hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue;
Uso de drogas ilícitas injetáveis.

É importante respeitar os intervalos para doação, sendo 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemonúcleo de Bebedouro atende das 7h às 11h30, ou mediante atendimento agendado pelo telefone (17) 3342 8817.

Lido 2482 vezes Última modificação em Sexta, 23 Janeiro 2015 15:04