Sex, Mar
Sábado, 24 Janeiro 2015 08:22

Judocas de Bebedouro iniciam treinamento no 2º Shotyu Gueiko

Um grupo de 30 judocas de Bebedouro iniciaram os treinamentos no 2º Shotyu Gueiko, quinta-feira (22/01), no Recinto da Festa da Soja, em São Joaquim da Barra (SP).

A abertura do evento, que acontece até domingo (25/01), contou com a presença dos responsáveis técnicos Luiz Sérgio Ferrante e Branco Zanol e do atleta Diego Hypólito.

A delegação de Bebedouro também contou com a presença do Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Galvão, e da secretária de Educação de Bebedouro, Ana Sílvia Bergantini Miguel.

A comitiva de Bebedouro é representada no evento por uma delegação de 30 atletas, de 10 a 18 anos, acompanhados de seus treinadores.

O treinamento, realizado anualmente, é uma tradição da cultura japonesa que desafia os limites físicos e mentais dos judocas. Durante o evento serão realizados, em média, três treinamentos diários, além de palestras com personalidades do meio esportivo que foram convidados para o evento como o atleta Diego Hypólito, Max Trombini do filme "A Grande Vitória", Tiago Camilo e Sadao Fleming Mulero.

Durante a abertura, o atleta Diego Hypólito falou sobre suas experiências e incentivou os jovens atletas.

"Essa é uma maneira de se praticar inclusão social. Esse projeto deveria ser implantado por todo o Brasil", afirma Hypólito.

Para o idealizador do projeto, Branco Zanol, essa é uma realização de muito orgulho. "É uma confraternização cultural muito importante para incentivar os jovens na prática do judô", afirma Zanol.

Para o Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, o evento é sinal de educação, esporte e formação.

"O projeto atende cerca de 1 500 crianças e jovens em Bebedouro e é importante que estejamos apoiando essa prática por meio da Secretaria de Educação do município. Estamos investimento no futuro e estamos nocaminho certo, isso pode ser visto com essa representação de nossos alunos em projetos premiados, que tem relação com atletas do Brasil inteiro", diz Galvão.

Para a secretaria de Educação, Ana Sílvia Bergantini Miguel, é gratificante vera as crianças da rede municipal de ensino participando de um vento tão grandioso.

"Estamos aqui com um número expressivo de alunos das escolas de tempo integral e a prática do judô agrega disciplina, concentração, o desenvolvimento das habilidades motoras e o respeito ao próximo. Isso só tem a contribuir com o desenvolvimento dos nossos jovens", finaliza Ana Sílvia.

O sensei que acompanha o desenvolvimento do projeto nas escolas em Bebedouro, Edson Sakomura, ressalta a participação dos alunos no evento.

"Contamos com alunos da Rede Municipal de Ensino e também do DME, quando eles deixam a idade de praticar o esporte dentro da escola continuam acompanhando os treinamentos pelo Departamento Municipal de Esportes e isso é muito importante para que continuem desenvolvendo suas habilidades", afirma Sakomura.