Qua, Abr
Sexta, 27 Março 2015 13:41

Reunião da Rede Protetiva da Infância e Juventude de Bebedouro

Na sexta-feira (27/03) na Casa dos Conselhos aconteceu a reunião da Rede Protetiva da Infância e Juventude de Bebedouro.

A reunião presidida pela coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Edna Villela, apresentou as ações da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e seus programas oferecidos, além das ações do PAT e do Banco do Povo Paulista (BPP).

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho tem como objetivo aproximar o trabalhador das novas oportunidades do mercado, fomentando a geração de trabalho e renda. Auxilia o desempregado, insere os jovens no mercado de trabalho e estimula o desenvolvimento de atividades empreendedoras, por meio de qualificação e concessão de microcrédito.

Dentre os programas oferecidos pela SERT está o Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) que objetiva a promoção e a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de conscientizar o empresariado em relação a causa. O PADEF participa e promove eventos que visam ampliar e garantir a inclusão desta parcela da população.

O projeto Aprendiz Paulista é direcionado aos alunos de todas as escolas técnicas do Centro Paula Souza, com idade entre 14 e 24 anos. As empresas de médio e grande porte devem destinar 5% a 15% de suas vagas aos aprendizes.  A SERT é um intermediário gratuito entre alunos em busca de uma oportunidade de exercer os seus conhecimentos técnicos, e empregadores que buscam aprendizes qualificados, aptos para preencher as vagas ofertadas.

O Programa Frente de Trabalho é um auxílio desemprego criado no ano de 1999 e tem como público os trabalhadores do estado de São Paulo desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no estado. O programa proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Dentre as atividades desenvolvidas estão a limpeza, a conservação e a manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) beneficia de forma sintonizada tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que buscam emprego, e tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Sua prioridade é direcionada para pessoas desempregadas que não concluíram o ensino fundamental, com idade entre 30 e 59 anos.

O Time do Emprego busca orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. O programa tem como público trabalhadores desempregados maiores de 16 anos ou jovens a procura do primeiro emprego. Os participantes formam um time de 30 pessoas para troca de experiências e procura conjunta por emprego. Durante os encontros, os participantes recebem orientações sobre a elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Aprendem, também, a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências. Assim, conseguem estabelecer metas tanto na vida profissional como na vida pessoal. Os encontros duram em torno de 3 horas cada um e acontecem de uma a duas vezes por semana, somando uma média de 10 a 12 encontros.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) são unidades físicas de atendimento ao cidadão. Com auxílio do Emprega SP, os PAT’s fazem a intermediação entre o trabalhador e a empresa contratante, e tem como objetivo a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e aos empregadores, na busca por recursos humanos. Promove o encontro de ambas as partes de maneira ágil e eficiente, minimizando o custo social pelo desemprego. O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bebedouro está situado na Rua Prudente de Moraes, nº 700 no Centro, e atende das 8H às 16h. Além do telefone (17) 3342 3422 e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já o Banco do Povo Paulista (BPP) trata-se de um programa de microcrédito implantado pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 1998. É administrado pela SERT em parceria com as prefeituras e busca a promoção e geração de emprego e renda por meio de concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

O BPP oferece financiamento para empreendedores de micro e pequenos negócios, para capital de giro e investimento fixo. Isso viabiliza o desenvolvimento social e econômico local. Também disponibiliza linhas de créditos especiais para taxistas, mutuários da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e produtores rurais. Os empréstimos variam de R$ 200 a R$ 20.000.