Qua, Abr
Sexta, 03 Julho 2015 11:14

Dia C mobiliza seis grandes cooperativas em Bebedouro

Estrutura na Praça da Matriz terá show de música, teatro e um “escovódromo”, entre outras atrações

Seis grandes cooperativas de Bebedouro (Sicoob Credicitrus, Coopercitrus, Cotram, Coperfam, Unimed e Uniodonto), na região de Ribeirão Preto, uniram forças para realizar uma das grandes mobilizações do Dia C (Dia de Cooperar), no próximo dia 4 de julho, no Estado de São Paulo. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Bebedouro e acontecerá na Praça da Matriz, centro da cidade, e a expectativa é reunir mais de 3.000 pessoas.

O Dia C é uma iniciativa do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo) em parceria com as cooperativas e será realizado simultaneamente nos 27 Estados brasileiros e no Distrito Federal com atividades de saúde, esporte, cultura, meio ambiente, inclusão e solidariedade.

Neste ano, a data de mobilização coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. A proposta do Dia C é ampliar o alcance e visibilidade das ações de responsabilidade social já existentes nas cooperativas, focando o desenvolvimento local e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

A programação tem o apoio da Prefeitura de Bebedouro, Paróquia de São João Batista e Ordem Demolay. Entre as principais atividades que acontecerão no sábado, estão música, intervenções artísticas, circo, oficinas de meio ambiente e serviços de saúde.

Atrações para a criançada - Um dos focos das cooperativas é atrair o público infantil para a importância do cooperativismo, mas os adultos também serão contemplados. Nesse sentido, foi elaborada uma grade de atrações variada. A grande atração musical é a banda Gangorra, que além de misturar música e teatro, estimula a interação com a criançada. Haverá também atividades de circo, com palhaços, perna de pau e sombras.

Outra atividade que deverá fazer um sucesso será o “Escovódromo”, espaço da cooperativa Uniodonto, que vai orientar a população sobre higiene bucal, de saúde (aferição de pressão arterial, peso e altura) e de beleza, com profissionais orientando o público sobre corte de cabelo e penteado.

Para divulgar e orientar sobre a importância de preservar o meio ambiente, haverá uma oficina de terrário, que recria em um pequeno pote transparente as condições do meio ambiente.

Arrecadação de alimentos - As cooperativas estão organizando para o Dia C uma campanha de arrecadação de leite e produtos de limpeza que beneficiará cerca de 200 idosos de quatro instituições – Recanto Passionista São Vicente de Paulo, Vila Lucas Evangelista, Vila Vicentina e Lar do Idoso.

Segundo a organização, haverá pontos de coleta na praça e os doadores receberão um cupom para concorrer a brindes. A Ordem Demolay, que reúne 40 jovens, também está apoiando a iniciativa. Reunidos em grupos, os jovens vão percorrer os supermercados para receber as doações e ajudar as cooperativas na praça.

Dia C – Bebedouro
Data: 4 de julho
Cooperativas:  Sicoob Credicitrus, Coopercitrus, Cotram, Coperfam, Unimed e Uniodonto
Ações: Música, intervenções artísticas, circo, oficinas de meio ambiente, serviços de saúde e escovódromo.
Local: Praça da Matriz de São João Batista, centro de Bebedouro
Das 9h30 às 13h30