Qui, Abr
Terça, 07 Julho 2015 10:42

Bebedouro discute implantação de consórcio intermunicipal de saúde

Bebedouro discute implantação de consórcio intermunicipal de saúde Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Municípios vão “dividir a conta” da saúde regional

A Prefeitura de Bebedouro e o COSEMS/SP - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, deram o ponta pé inicial para criação do Consórcio Intermunicipal da região de Bebedouro. Prefeitos e secretários municipais de oito cidades se reuniram, na sexta-feira (03), para esclarecer dúvidas sobre o projeto. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Fernando Galvão.

O Consórcio Intermunicipal prevê a união entre as prefeituras. Um dos pontos cruciais é a divisão das verbas públicas entre as cidades. Bebedouro recebe pacientes de vários municípios da região, mas arca sozinha com os custos. Com o consórcio, as despesas serão divididas.

Para o prefeito, Fernando Galvão, é importante buscar alternativas eficientes para diminuir os custos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços públicos. “As cidades estão com carência de médicos urologistas, que custam, em média, R$ 20 mil ao mês. Rateando entre as prefeituras, teremos um profissional por cerca de R$ 2,5 mil”, exemplifica o prefeito, que completa: “o governo federal vem cortando investimentos. A união das prefeituras é fundamental neste cenário de queda nos repasses. Devemos nos fortalecer e buscar mais recursos. Isso só é possível com um trabalho sério e em parceria”.

A representante do COSEMS, Tânia de Freitas Perinazzo, explica que será possível otimizar custos e facilitar a contratação de serviços, até mesmo em licitações compartilhadas. “Agrupadas, as cidades conseguem criar mecanismos de transferência de recursos mais eficientes. Hoje já é possível, mas a legislação é muito complexa. Demos o primeiro passo nesta reunião. A criação do consórcio agora seguirá a legislação vigente. O processo deve levar alguns meses, já que, cada cidade irá criar suas próprias leis, para que o consórcio seja validado junto aos órgãos competentes”, informa Perinazzo.

Parcerias futuras – A união dos municípios é fundamental para viabilizar a implantação do SAMU Regional - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Nosso SAMU será regional. Conseguiremos ratear as despesas e operacionalizar o serviço de urgência e emergência”, informa o diretor de Saúde de Bebedouro, Antônio Feltrin. O consórcio viabilizará que o SAMU transite de forma eficaz entre as cidades vizinhas.