Ter, Abr
Segunda, 27 Julho 2015 10:03

Encontro de Ferreomodelismo movimenta Bebedouro

Após o sucesso de público, evento poderá ganhar maior proporção nas futuras edições

Bebedouro mais uma vez demonstra que possui capacidade para receber grandes eventos e atrair pessoas de diversas regiões do país. Com essa iniciativa a Prefeitura apoiou o 17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi, realizado na Estação Cultura, no sábado (25). Reunindo um público rotativo de cerca de 5 mil pessoas e 25 maquetes.

Para o prefeito, Fernando Galvão, investir em eventos turísticos é muito importante para a cidade, atraindo muitos visitantes que utilizam os serviços oferecidos em Bebedouro. “Esse encontro é uma referência brasileira para o ferreomodelismo, sendo um roteiro, que fará parte de um projeto, que colocará Bebedouro como um polo turístico”.

O organizador do evento, Lucas Frateschi, afirma que as miniaturas caracterizam cidades e paisagens rurais por onde o trem passava. “Bebedouro tem uma história ferroviária muito importante. No passado já foi um tronco da Companhia Paulista e temos uma estação muito bem preservada. E esperamos retornar a cidade”, comenta.

Paulo Sotelo Calvo, de São José do Rio Preto, participa desses eventos desde o final de 1990 e observa que esses eventos incentivam a cultura do ferreomodelismo e do turismo. “Também participo dos eventos organizados pela ABF (Associação Bebedourense de Ferreomodelismo), ocasiões importantes, porque os mais velhos relembram o que viveram e os jovens aprendem sobre a memória”.

O bebedourense, Cristiano Henrique Caon, participa desses eventos há dois anos e acredita que esse lazer incentiva seu filho as aprender noções de logística, urbanismo, arquitetura, espaço e noções de trânsito.

É a primeira vez do evento em Bebedouro, escolhida pelo apoio da Prefeitura Municipal. A população teve acesso a variedades de maquetes de mini cidades, lançamento da locomotiva AC44i, venda de raridades, sorteio de produtos, além de alimentos e bebidas.

Os ferreomodelistas participaram de três premiações especiais para quem apresentou os modelos fora de linha mais antigos de locomotivas, vagões e carros de passageiros. Foram avaliados a data de início e retirada de linha do modelo apresentado (10 pontos), conservação do modelo (0 a 10 pontos) e se mantém a embalagem original em bom estado (0 a 10 pontos). Aos colecionadores, houve venda de raridades e modelos de locomotivas e vagões fora de linha.

Ferreomodelismo - É um passatempo onde os modelistas constroem sistemas de transporte ferroviário em uma escala reduzida. Os modelos incluem locomotivas, vagões de carga, carros de passageiros, trilhos, figuras, luzes, estradas, edifícios, veículos, paisagens e outros acessórios que reproduzem cenários reais ou da imaginação do modelista.

Lido 5833 vezes Última modificação em Segunda, 27 Julho 2015 14:32