Qui, Mar
Quinta, 30 Julho 2015 05:02

Educação implanta projeto “Educação Viária é Vital”

Educação implanta projeto “Educação Viária é Vital” Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Programa terá duração de três anos

A Prefeitura de Bebedouro trabalha para um trânsito mais seguro. O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, a Fundacion Mapfre e o Detran SP, realizaram o curso “Educação Viária é Vital”, na sexta-feira (24 de julho), no Imesb. O programa será divido em três etapas.

Para a gestora do programa, Maria Aparecida Zucatelo Penna, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres é a base do desenvolvimento educacional. “Às crianças tem essa oportunidade e, ao final do projeto, esperamos que tenhamos cidadãos conscientes em todos os níveis”, observa a gestora.

Cerca de 50 professores da educação municipal participaram do projeto, que será dividida em três fases. Na 1ª, com duração de seis meses, os educadores trabalharão o tema “Circulando pela Escola” - onde observam dentro de cada escola toda a estrutura interna de circulação e, posteriormente, elaborarão um projeto que será encaminhado a Fundacion Mapfre, em São Paulo. E o melhor: o projeto será enviado para 25 países e receberá como prêmio um kit multimídia.

O projeto se prolongará por até três anos e contará com mais duas fases - 2ª Circulando pelo Bairro e 3ª Circulando pela Cidade.

O Programa – “Educação Viária é Vital” foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino fundamental e médio. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente. Mais de 3 milhões de alunos já participaram do programa.