Sex, Abr
Sexta, 27 Novembro 2015 06:11

Alunos da EJA lançam livro prefaciado por Marina Silva

Ter a história contada em um livro é um privilégio de poucos.  E, se além da história ser publicada, ela também vir acompanhada de um prefácio da ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva. Privilégio esse que os alunos da EJA das EMEBs João Pereira Pinho e Prof. Stélio Machado Loureiro terão no próximo dia 30 (segunda), no auditório do IMESB.

A publicação do livro é a finalização do projeto Quero Falar de Uma Coisa..., em que os alunos ao longo do ano tiveram as suas histórias relatadas pelo jornalista Miguel Quessada e, posteriormente, foram trabalhadas semanalmente nas salas de aula. As histórias foram compartilhadas nas fanpages  da Semeb e da Prefeitura.

Na noite de autógrafos, cada aluno autografará a sua própria história e o exemplar será distribuído gratuitamente aos que estiverem presentes. Não será permitido, porém, a distribuição de exemplares aos que não comparecerem. O evento contará ainda com a exibição de um documentário sobre a EJA no município de Bebedouro.

Quessada explica que o livro é apenas a parte final de um projeto e que, no lançamento, os participantes poderão conhecer todos os detalhes do projeto.  O jornalista esclarece ainda a escolha de Marina Silva para o prefácio:  “A razão de convidar a ex-senadora foi por conta dela também ter sido uma aluna de Educação de Jovens e Adultos, tendo sido alfabetiza pelo Mobral aos 16 anos de idade, feito supletivo e posteriormente graduou-se em História ”.  No prefácio, a ex-senadora diz que ao ler as histórias, sentiu-se que estava encontrando velhos amigos e agradeceu em poder participar desse projeto, além de enfatizar que a educação salvou a vida dela.

A professora responsável pela EJA no município, Maristela Michelam Pizzolato, conta que a publicação dos perfis permitiu aos alunos que tivessem as suas histórias reconhecidas e valorizadas, além de tornarem exemplos a todos que, por qualquer que seja o motivo, tiveram o direito à educação negado.

O prefeito Fernando Galvão participou da publicação, relatando sua experiência como um dos professores convidados pelo programa. “Foi uma emoção e um momento especial em minha vida, por colaborar com os alunos do EJA e com a publicação deste livro, que contém histórias e exemplos de vida muito marcantes”, finalizou o prefeito.

Matrículas - A EJA mantém em funcionamento quatro salas de aula e atende cerca de 60 alunos. As matrículas para o próximo ano estão abertas e podem ser realizadas nas duas escolas que atendem a essa modalidade: Emeb João Pereira Pinho e Emeb Prof. Stélio Machado Loureiro. No ato da matrícula, o interessado deve levar cópia da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, RG, CPF e uma foto 3x4. Aos alunos que moram longe dessas escolas é oferecido gratuitamente transporte escolar.