Qui, Mar
Terça, 26 Abril 2016 12:52

Saúde iniciará campanha contra H1N1 neste sábado

Saúde iniciará campanha contra H1N1 neste sábado Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A campanha se estenderá até o dia 20 de maio; Bebedouro possui 1 caso confirmado da doença e 27 suspeitos.

O Departamento de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, dará início a Campanha de Vacinação contra a H1N1. As vacinas serão disponibilizadas gratuitamente a partir deste sábado (30), das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde.

Serão disponibilizadas 16.701 vacinas destinadas, no primeiro momento, a crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e lactantes e pessoas portadoras de doenças crônicas (apresentar carta de autorização do médico responsável).

O diretor do Departamento de Saúde, Antônio Feltrim, ressalta que essa doença atinge todo o país, sendo muito importante a imunização.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Iara Luz, afirma que Bebedouro possui um caso confirmado da doença, um negativo e 27 suspeitos. Nesta época do ano é fundamental reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos ou higienizar com álcool gel, após limpar o nariz e tossir. Além de evitar abraços e apertos de mãos. Evitar tocar a boca, olhos e nariz ao frequentar ambientes movimentados.

Algumas unidades de saúde abrirão mais de uma sala para a vacinação, o que evitará grande filas e agilizará os trabalhos.

Sintomas da H1N1: Os sintomas de suspeita da doença ocorrem quando o paciente apresenta febre alta sem motivo aparente, intensa dor no corpo, cansaço e tosse seca e intensa e desconforto respiratório. Com possibilidade de também apresentar dores fortes na garganta.