Ter, Abr
Quarta, 27 Abril 2016 12:55

2ª etapa da revitalização do Lago chega a fase final

2ª etapa da revitalização do Lago chega a fase final Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura está finalizando a segunda etapa da revitalização do Lago Artificial. O cartão postal de Bebedouro terá um lindo ecoparque e minicidade de trânsito para diversão das crianças; o Sambódromo Municipal será reformado e a região irá ganhar trilha ecológica, novos bancos e extensão das pistas de caminhada e ciclovia. A inauguração será no dia 05 de junho, às 10h.

O idealizador do projeto, o prefeito Fernando Galvão, reafirma a importância do espaço para a família. “Nosso lago estava abandonado há muitos anos. Com a revitalização resgatamos o orgulho do bebedourense pela região e proporcionamos momento de lazer para as famílias. Chafariz, sambódromo, pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, minicidade. Nosso parque ficará lindíssimo, como nossa população merece”, diz o prefeito.

Nesta etapa, o sambódromo receberá pintura, drenagem e recuperação do pavimento (asfalto) e 140 mudas de árvore nativas. O projeto visa criar uma grande área de lazer junto ao cartão postal de Bebedouro, com o apoio da Garagem Municipal, SEMEB, Parque Ecológico e os departamentos de Meio Ambiente e de Obras.

Lazer em alta – Um dos mais famosos lagos da região ganhou, na primeira etapa, um moderno chafariz informatizado, pista de caminhada, ciclovia, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e pintura.

Reservatório de água – A obra também foi importante para enfrentar a maior crise hídrica dos últimos anos. O lago foi transformado em um grande reservatório de água e, após entrar em operação, evitou o racionamento de água no segundo semestre de 2015. O Lago Artificial já é capaz de bombear água para a estação de tratamento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) instalou quatro bombas, que captam cerca de 200 m³ por hora. A água é enviada para a CAP 1, no Jardim Três Marias.

Enchentes - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). “O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. Foi uma obra importante para abastecimento de água. Hoje já conseguimos retirar 200 m³ por hora para abastecer Bebedouro”, finaliza Gilmar Feltrim, diretor do Saaeb.

Lido 1316 vezes Última modificação em Sexta, 13 Mai 2016 09:23