Qui, Abr
Quarta, 08 Junho 2016 11:43

SEMEB inicia projeto Biblioteca Comunitária – Ler é preciso

SEMEB inicia projeto Biblioteca Comunitária – Ler é preciso Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura Municipal de Bebedouro, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, através de um Acordo de Cooperação com o Instituto Ecofuturo, a CPFL e o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), realizou uma primeira reunião de articulação do projeto, no dia 06 de junho, no Paço Municipal.

Essa reunião contou com a presença do prefeito Fernando Galvão, que expressou apoio ao projeto, contou também com a presença da Secretária Municipal de Educação, Diretora Pedagógica e equipe técnica da SEMEB, além de representantes da EMEB João Pereira Pinho, escola que será beneficiada com uma Biblioteca Comunitária. Participaram também, representantes da CPFL e do Instituto Ecofuturo.

Esse Projeto consiste na implantação de Bibliotecas Comunitárias prioritariamente em escolas públicas municipais que atendam tanto os alunos quanto a comunidade local.

Dentre os seus principais objetivos, destacam-se:

- Democratização do acesso aos livros de literatura

- Apoio e fortalecimento das políticas públicas de leitura e biblioteca.

Constitui o Projeto:

- Doação de 1000 livros novos, inclusive livros da Fundação Nacional do Livro infantil e infanto juvenil que já foram premiados.

- Doação de 02 computadores, impressora e software para gestão da Biblioteca Comunitária.

- Doação de equipamento de TV e blu ray novos.

- Cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promoção de Leitura (30 cursistas).

- Formação sobre Gestão e Sustentabilidade da Biblioteca (07 cursistas).

- Acompanhamento do processo por profissionais especializados na implantação de Bibliotecas de qualidade.

Acreditamos nos inúmeros benefícios e grande alcance que um Projeto dessa natureza poderá promover nos alunos e na comunidade em geral, pois a aquisição das competências de leitura, ao lado da escrita, são a base para uma educação de qualidade em qualquer sociedade.