Qui, Abr
Quarta, 17 Fevereiro 2016 06:09

Bebedouro inova e vira referência no combate à dengue em janeiro

Larvicida biológico, mudas e sementes de crotalária, vales-prêmios, mutirões, visitas casa a casa. Tudo vira arma contra o mosquito Aedes aegypti em Bebedouro. A Prefeitura preparou uma série de medidas contra a dengue e o resultado impressiona - redução de quase 100% nos casos da doença no primeiro mês do ano.

O prefeito Fernando Galvão pilotou as medidas no Departamento de Saúde. “Iniciamos nossas ações em julho. Intensificamos as visitas residenciais e adotamos um larvicida composto por bactérias Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), um bacillus natural, homologado pela Anvisa e que não agride o meio ambiente”, explica Galvão. “A dengue é uma responsabilidade de todos. O resultado foi bastante positivo, mas devemos continuar atentos, limpar nossos quintais e colaborar com o trabalho da prefeitura”, completa.

A prefeitura alerta para a importância de ações preventivas. “O Bacillus thuringiensis israelensis extingue larvas do mosquito em cerca de 24 horas. Estamos limpando todos os quintais. Não podemos esquecer que a conscientização da população é vital neste processo e só com a união do poder público e a população conseguiremos combater a doença”, reforça Galvão.

Bacillus thuringiensis israelensis atende a todos os critérios ambientais, é homologado pela Anvisa e recomendado pelo Ministério da Agricultura. Como age exclusivamente na larva não prejudica animais, plantas e a natureza”, finaliza diretor de Meio Ambiente, Lucas Seren.

Casos de dengue em janeiro:

Janeiro de 2015: 463 casos confirmados
Janeiro de 2016: 03 casos confirmados

Confira as ações:

Parcerias – Para o prefeito, as parcerias com os funcionários públicos, a população e as cooperativas sérias da cidade foram fundamentais para o sucesso das ações. “Busquei apoio da Coopercitrus e Credcitrus, que ajudaram muito. As cooperativas acreditaram no nosso projeto e colaboraram com a doação do bacillus e a realização da promoção, em parceria com a prefeitura, para incentivar a limpeza dos quintais. Os agentes de combate as endemias e a população em geral estão muito empenhados e se transforam em nossos soldados nesta guerra. Só tenho a agradecer a parceria de todos”.

Larvicida biológico – A equipe da prefeitura percorre todas as residências e pontos estratégicos e aplica o produto em locais que apresentam larvas. O larvicida ataca o sistema digestivo e mata as larvas.

Sorteio – A Sicoob Credicitrus e a Prefeitura lançaram a campanha “Cooperação Contra a Dengue” em dezembro, com o objetivo de estimular a população bebedourense a eliminar os criadouros do mosquito. E, como estímulo, a Sicoob Credicitrus realizará quatro sorteios, que totalizam 20 cartões vales-presentes no valor de R$ 1 mil cada, para quem estiver com seus quintais em dia contra a doença. O primeiro sorteio aconteceu em janeiro - todos os sorteados estavam com os quintais limpos e receberam R$ 1 mil. O próximo sorteio será no dia 18 de março.

Visitas – As visitas domiciliares foram intensificadas e ganharam a ajuda de agentes comunitários de saúde, do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF. Mais de 120 agentes – de ESF e de combate s endemias - estão diariamente nas ruas de Bebedouro, vistoriam casas e orientam a população. “A conscientização é muito importante. A prefeitura faz o seu trabalho, mas é imprescindível que a população também faça o seu”, diz a coordenadora de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda.

Crotalária – O Departamento de Saúde distribui, há mais de um ano, sementes da planta crotalária. “Este ano decidimos ampliar este trabalho. Percebemos, em 2015, que muitas pessoas não plantavam as sementes. Agora plantamos crotalária no Horto Municipal e, assim que atingir o tamanho ideal, vamos distribuir gratuitamente à população”, diz o diretor de Saúde, Antônio Feltrim. A crotalária atrai a libélula, predador natural do Aedes aegypti, que busca colocar ovos em água parada – igual ao Aedes. Essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, eliminando com aquele foco.

Mutirões – A Prefeitura de Bebedouro realiza diversos mutirões contra a dengue – o último aconteceu neste final de semana, no sábado (13) e domingo (14). A equipe percorre bairros de todas as regiões da cidade – divididas em quatro setores. “É uma ação importante neste conjunto de ações. É importante o morador abrir o portão e receber nossos agentes. Convido a população a continuar colaborando com nossos mutirões”, diz o vice-prefeito e médico, Romulo Camelini.

Córregos e larvicida – Desde julho a prefeitura realiza um trabalho intensivo nos córregos da cidade. A equipe de agentes de combate às endemias aplica o larvicida biológico nas margens de todos os córregos de Bebedouro.

Mais informações pelo telefone (17) 3343-7799.