Sex, Mar
Sexta, 22 Março 2019 06:18

Bebedouro recebe certificado de Município de Interesse Turístico

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do prefeito, Fernando Galvão e presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (CODEVAR), recebeu o certificado como um dos novos 43 municípios do Estado de São Paulo, recém nomeados como Município de Interesse Turístico (MIT). A entrega contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Dória e foi realizada na quarta-feira (20/03), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O prefeito, Fernando Galvão, comentou que esse reconhecimento comprova que Bebedouro tem grande potencial turístico, contando com o trabalho de deputados e vereadores que aprovaram essa medida e do secretário municipal de Desenvolvimento, Lucas Seren. "Conquistamos junto ao governador do Estado, João Dória, deputados, Itamar Borges, Rafael Silva, Samuel Moreira e do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, mais um importante título, que será revertido em investimentos no comércio da cidade e na logística, gerando mais empregos e renda à população. Bebedouro se destaca muito no turismo de lazer em pontos como o Lago Artificial, Museu de Bebedouro, Parque da Família, e no oferecimento de campeonatos de Voo a Vela. Mas também atraímos grandes públicos durante a Festa do Caminhoneiro, Feira de Agronegócios Coopercitrus (FEACOOP), entre outras, demonstrando o grande valor do município para o turismo", afirma o prefeito.

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, comentou que com essa medida as prefeituras terão acesso aos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), e passam a ser classificadas como MIT de acordo com a Lei n° 16.938, de 2019. "Os 43 municípios que hoje estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente dessa atividade, a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda", disse o governador.

Os municípios que receberam a certificação são: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D'Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirma que agora os municípios terão novas oportunidades.  "Todos os MITs terão a oportunidade de aumentar seu fluxo de visitantes e melhorar a qualidade da atividade turística local com uma verba anual", diz Vinholi.

Já o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, esclareceu que os recursos são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o DADETUR após aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do Conselho de Orientação e Controle (COC).