Qua, Maio
Sexta, 12 Dezembro 2014 13:46

Criação da Guarda Mirim de Bebedouro

Na quinta-feira (11/12), aconteceu a Criação da Guarda Mirim de Bebedouro, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Bebedouro. A parceria com o SENAC que está em Bebedouro há 17 anos atuando na área de comércio e serviços procura cumprir a missão de capacitar pessoas e preparar para o mercado de trabalho, por meio do gerente da unidade de Bebedouro, Luís Antônio de Lima, que informa que o curso de formação profissional dos jovens guardas mirins, terá carga horária de 160 horas, e contará com módulo de auxiliar de escritório, criado com o objetivo de dar base para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego.

O curso busca desenvolver nos jovens a capacidade para conhecer o mercado e se preparar para suas exigências com o aprimoramento necessário na comunicação, seja na escrita ou fazendo bom uso da língua portuguesa. Por meio de uma metodologia ativa da equipe do SENAC que se deslocará até a Guarda Municipal onde serão ministradas as aulas. “Tenho orgulho de fazer parte desse programa com expectativa de trazer crescimento, e oferecer mão de obra para pessoas que buscam o primeiro emprego”, afirma o gerente.

Milton Mattar, ex presidente da extinta Legião Mirim, fundada em 1976, relembra os ex-presidentes Rubens Berenguel, Sérgio Jaqueto e Carlos Luiz Galvão Moura, e parabeniza o prefeito pela ideia. Mattar foi nomeado Presidente de Honra da Guarda Mirim.

O presidente da Câmara Municipal, Ângelo Daolio, agradece os vereadores presentes que estão sempre disponíveis  buscando melhorias para nossa cidade, e relembra sua participação da antiga Legião Mirim, onde foi presidente “Bebedouro e a Legião Mirim estão ressurgindo”, finaliza Daolio.

De acordo com a Lei de 13 de setembro/2013, a Guarda Mirim é a unidade que desenvolve programa sócio educativo no município de Bebedouro, e para  a realização do cadastro os pais devem apresentar comprovante de matrícula e frequência escolar dos jovens, no Departamento de Promoção e Assistência Social, que fará as inscrições e seleção dos inscritos.

Maria Helena Mariano em companhia de Milton Mattar, foram convidados durante a cerimônia para assinarem como testemunhas o ato importante da criação da Guarda Mirim. O Comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz André Rosa, irá juntamente com a educadora, Maria Aparecida Zucatelo Penna, que será também coordenadora da instituição, irão orientar os guardas mirins em relação a comportamento e postura, formando o caráter cidadão.

Serão 60 guardas mirins com idade a partir de 14 anos, por conta da lei de aprendizagem, que dentro do cronograma das atividades, contarão com atendimento médico e odontológico.

As empresas podem entrar em contato com a Guarda Civil Municipal para contratar os guardas mirins, assim como a Prefeitura de Bebedouro e a Câmara Municipal.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, acredita na base da formação profissional. “Que tenhamos uma Bebedouro cada vez melhor. No futuro, muitos que passaram pela Guarda Mirim terão orgulho dessa aprendizagem”, afirma Galvão.