Sex, Abr
Quinta, 05 Março 2015 05:22

Escola bebedourense integrará Rede Mundial da UNESCO

A EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer conquistou um feito inédito na educação bebedourense. Será a primeira escola do município a participar do Programa de Escolas Associadas da UNESCO.

No Brasil apenas 226 escolas são associadas à rede mundial que agrega quase 10 mil unidades educacionais ao redor dos 190 países membros.

Só o Estado de São Paulo reúne 112 escolas, não chegando a 10 o número de escolas públicas. Com o convite feito à EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer, a instituição passará a engrossar as fileiras das escolas municipais no PEA-UNESCO. Além de Bebedouro, apenas as cidades de São Sebastião e Avaré possuem menos de 100 mil habitantes e fazem parte da rede. As demais estão localizadas em grandes centros urbanos ou cidades com mais de 100 mil habitantes.

Em carta endereçada à EMEB, a coordenadora nacional do PEA-UNESCO, a pedagoga Myriam Tricate salientou que o critério da escolha foi o destaque obtido por escolas públicas no Prêmio Construindo a Nação, na área da cidadania e da sustentabilidade.

A diretora interina da instituição contemplada, Sônia Paro, ficou surpresa e feliz com a indicação. Ela explica que existem apenas duas formas de pertencer à rede mundial. “Ou a escola se candidata e cumpre os requisitos ou então é convidada. No nosso caso, fomos convidados”, explica Paro.

Ela acredita que o compromisso educacional assumido pela EMEB, mais a participação dos pais na vida escolar aliada à união existente entre o ensino regular e as oficinas curriculares são fatores determinantes de sucesso.  “Temos apenas 6 anos de funcionamento e já fomos reconhecidos. Quando uma escola de periferia é convidada pela coordenadora do PEA-UNESCO do país para divulgar e fazer parte dessa rede mundial é sinal de reconhecimento do trabalho feito pelos nossos professores e alunos. Não posso esquecer de mencionar o trabalho do diretor Antonio Cássio Gomes de Azevedo realizado nos últimos três anos. Sem a atuação dele não teríamos ido tão longe”, conclui a diretora interina.

Não é de hoje que a instituição coleciona bons resultados. No ano de 2013 a escola ficou entre as 50 escolas com melhor projeto de música do país. Em 2014 não foi diferente e a EMEB garantiu o 3º lugar na categoria ensino fundamental com o projeto Sim à Saúde! Não à Dengue! No último ano cerca de 8 mil escolas concorreram ao Prêmio Construindo a Nação.

Para a secretária de Educação Ana Silvia Bergantini Miguel a escolha representa uma importante conquista e motivo de orgulho para educação municipal. A escola realiza um trabalho intenso e produtivo com as famílias e comunidade, sendo merecedora dessa conquista.