Sáb, Abr
Quarta, 25 Março 2015 05:38

Atendimentos são realizados pela Unidade Móvel do Hospital Pio XII em Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS), trouxe para a cidade a Unidade Móvel do Hospital Pio XII de Barretos, que estará realizando exames gratuitos de mamografia e papanicolau.

Atualmente a carreta encontra-se na zona norte da cidade, onde segundo o vereador e médico, Dr. Tiago Bosco Elias, encontra-se a maior parte da população que se encaixa nos critérios de exames. “A carreta já completa a terceira semana em Bebedouro, e na zona norte só mais essa semana.

Pedimos às mulheres precisam ter mais conscientização sobre a importância da realização desses exames”, afirma.

O médico lembra ainda que mesmo com números positivos até o momento, a queda de adesão é uma realidade que está tentando ser evitada. “Até o momento já foram realizados 501 exames de mamografia, 93% do esperado.

E, 658 exames de papanicolau, uma porcentagem de 82% da expectativa”.

As mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem realizar o exame de mamografia mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou Estratégias de Saúde da Família (ESF) de seu bairro, assim como qualquer mulher com vida sexual ativa para a realização do exame de papanicolau.

O médico registra um apelo às mulheres para que compreendam a importância da realização desses exames, ainda mais com a oportunidade de serem realizados praticamente na porta de casa. “O câncer de mama ou do colo do útero diagnosticado precocemente tem cura, as mulheres bebedourenses não podem perder essa oportunidade”, finaliza.

Lido 2070 vezes