Sex, Abr
Sexta, 27 Março 2015 13:25

Bombeiros e Guardas Civis de Bebedouro participam de treinamento em Ribeirão Preto

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), em conjunto com o Ministério Público e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Meio Ambiente, iniciaram as atividades das Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE) voltadas aos municípios mais afetados com os problemas do inverno.

Na terça-feira (24/03), durante a manhã, o secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, realizou a abertura do evento e a inauguração do primeiro escritório regional de Defesa Civil, que funcionará na Avenida Cavalheiro Paschoal Innechi, 1538, Jardim Independência, Ribeirão Preto.

Outros 14 escritórios serão inaugurados no decorrer do ano, completando as 15 regiões administrativas do Estado.

No decorrer do dia, as oficinas aconteceram no Centro Universitário UNISEB. Temas como política estadual de proteção e defesa civil; operação corta fogo (monitorar focos de incêndios florestais); orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC); fiscalização de queimadas e incêndios florestais; exemplos de boas práticas em unidades de conservação; direito ambiental, e, ao final, noções de combate a incêndios em coberturas vegetais, destacando a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento, foram discutidos.

Na quarta-feira (25/03) foram realizadas na Mata de Santa Tereza, pelo Corpo de Bombeiros, aulas práticas para formação de brigadistas que reuniram 160 pessoas dos 25 municípios participantes.

Os 160 participantes foram divididos em 16 grupos e 6 equipes, que participaram de 6 oficinas de demonstração e combate. As oficinas foram

sobre: bomba costal, EPI's, confecção de abafadores, conceitos de fogo e combate, combate com mangueira e caminhão e, por fim, prática na mata.

Os voluntários receberão instruções sobre os tipos de vegetação da região, equipamentos de proteção individual e coletiva, métodos de extinção do fogo e técnicas de combate a incêndios em matas utilizando diferentes táticas, como abafadores manuais, bombas costais e aceiros.

A Defesa Civil de Bebedouro participou dos treinamentos com 8 integrantes, dos quais 2 eram Bombeiros Civis e 3 Guardas Civis; todos receberão certificados de participação nos próximos dias por e-mail.

O próximo treinamento está marcado para os dias 16 e 17 de abril na sede do I13, regional de Barretos, e contará com a participação dos integrantes da Defesa Civil de Bebedouro.