Sex, Abr
Quarta, 29 Julho 2015 08:04

300 pessoas são atendidas no Dia Mundial de Hepatite Virais

300 pessoas são atendidas no Dia Mundial de Hepatite Virais Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A equipe do Programa de Hepatites Virais de Bebedouro orientou e realizou testes rápidos da doença (hepatite C) em mais de 300 pessoas. O evento, em comemoração ao “Dia Mundial de Hepatite Virais de Bebedouro, aconteceu na terça-feira (28), no Teatro Municipal.

O Departamento Municipal de Saúde orientou a população, com distribuição de panfletos e materiais educativos. No município, de 2007 a 2015, foram notificados 718 casos, sendo 613 hepatite C, 100 hepatite B e 5 hepatite B + C.

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais proporciona a oportunidade de concentrar esforços em ações para o fortalecimento da prevenção e controle das hepatites virais e as doenças relacionadas, estendendo os programas de vacinação para a hepatite B e integrando estes programas em políticas públicas de imunização.

Além de facilitar a coordenação de uma resposta global contra as hepatites, estendendo o acesso ao tratamento.

No dia 28 de julho, a OMS (Organizações Mundiais de Saúde) e seus associados comemoram o Dia Mundial da Hepatite esclarecendo sobre a hepatite viral e das doenças que provoca e melhora a prevenção, diagnóstico, tratamento, formulação de políticas públicas, desenvolvimento dos profissionais de saúde e esclarecimento para a população.

Origem do dia: O Dia Mundial da Hepatite foi estabelecido em 28 de julho em honra ao descobridor do vírus da hepatite B, o Professor Baruch Samuel Blumberg, vencedor do Premio Nobel de Fisiologia ou medicina em 1976, nascido neste dia.

Entenda a doença: As hepatites virais, um grupo de doenças infecciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que provoca hepatopatias agudas e crônicas que causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas a cada ano. Apesar disso, a hepatite segue sendo uma doença em grande medida esquecida ou desconhecida.

As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado e podem levar a cirrose e ao câncer de fígado. Estes vírus continuam a ser uma ameaça e são estimadas que 350 milhões de pessoas estejam infectadas com hepatite B crônica e 170 milhões de pessoas com hepatite C crônica.