Sex, Abr
Terça, 15 Agosto 2017 10:48

Prefeitura realizará Campanha de Vacinação Antirrábica em Bebedouro a partir do sábado (19)

No ato da vacinação é necessário que os proprietários dos animais apresentem a carteira de vacinação do animal

A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica – Vetores e Zoonoses, realizou no sábado (12/08), no Distrito de Botafogo, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Foram vacinados 300 animais, sendo 256 cães e 44 gatos.

A próxima fase da vacinação terá início no sábado (19/08) das 8h às 17h e domingo (20/08), das 8h às 12h, e se estenderão para os dias 26(sábado) e 27 de agosto(domingo) com atendimento em 16 postos fixos que contam com escolas e unidades de saúde.

Devem ser vacinados animais acima dos três meses de idade, incluindo gestantes. Não podendo receber a imunização animais que estejam doentes. Informações pelo telefone (17) 3343-7799.

Conheça a doença: A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Sintomas da Raiva em cães: A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias.

Sintomas da Raiva em gatos: Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia, os levando a morte em cerca de dez dias após sua contaminação.