Sáb, Maio
Quinta, 30 Novembro 2017 10:39

Palestra conscientiza agentes para auxiliarem no combate ao Escorpião

O Departamento Municipal de Saúde – Vetores e Zoonoses, realizou na tarde dessa quarta-feira (29/11), no Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro) “Victório Cardassi”, uma palestra de capacitação e conscientização com o tema “Escorpiões”.

“Dado a época de chuvas, a incidência torna-se maior em diversos pontos, e os riscos são os mais variados. Precisamos preparar essas pessoas para que possam nos auxiliar nos atendimentos”, explica a médica veterinária do departamento, Dra. Beatriz Zanolli.

A palestra contou com conteúdo explicativo e dinâmico, e explanou desde anatomia e morfologia do animal à comportamento e ações de prevenção. Foi direcionada à agentes de endemias, agentes comunitários, enfermeiros das Estratégias da Saúde e enfermeiros da Atenção Básica.

“Existem diversas espécies de escorpiões e todas contêm veneno. É importante ressaltar que o escorpião não ataca, apenas se defende quando ameaçado”, explica a doutora.

No conteúdo apresentado, foram expostos vídeos e dados nacionais, além de cuidados que devem ser tomados. Dentre eles, a limpeza de quintais e terrenos, como também a limpeza realizada com querosene – que funciona como repelente para o animal. “Muitas pessoas acreditam que o veneno é a melhor forma de lidar com o problema, mas a verdade é que o veneno é mais prejudicial para quem o utiliza, o escorpião raramente morre com a aplicação, apenas se desloca de local”, afirma.

Segundo a palestrante, o maior risco é oferecido para crianças menores de 6 anos e idosos. “Estamos trabalhando no mapeamento e identificação de áreas de maior risco e incidência, assim podemos trabalhar melhor as medidas de eliminação e prevenção”.

Saiba mais
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e as características do seu corpo facilitam sua existência em meio a frestas, buracos e tocas. A ação do seu veneno provoca uma dor muito forte e vermelhidão no ponto da picada. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano – em particular no período das chuvas.

Eles se escondem em locais com material de construção, madeiras, folhas secas, vãos de muros, tanques, caixas de gordura, caixas de esgotos e ralos.

Em caso de acidente, procure imediatamente o Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira”, sendo esse o único local em Bebedouro que pode oferecer o tratamento adequado não encontrado na rede particular de saúde.

Informações no setor de Vetores e Zoonoses, pelo telefone (17) 3343 7799.