Qui, Abr
Quinta, 08 Março 2018 05:47

Programa Jovem Agricultor do Futuro inicia aulas da 6ª turma

O curso tem a duração de nove meses com aulas teóricas e práticas. Dentro do programa a Prefeitura oferece aos alunos transporte

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura, IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), Sindicato Rural de Bebedouro, ONG Casa de Maria e Coopercitrus, realizaram a aula inaugural da 6ª Turma do Programa Jovem Agricultor do Futuro. O evento foi realizado na segunda-feira (05/03), no IMESB.

O programa teve início no ano de 2013 e desde então vem se desenvolvendo gradualmente, sendo uma referência em toda a região e recebendo cada vez mais parceiros como o empresário, Jovane Mariano da Silva, das lojas É D+.

E tem como objetivo promover a educação socioambiental, além de incentivar a prática de convivências pedagógicas visando à educação profissional básica necessária para o mercado de trabalho, em todas as atividades produtivas do meio rural, que são complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo. Estiveram participando 50 adolescentes de 14 e 17 anos, no entanto, que farão o curso 35 deles.

O instrutor técnico do SENAR, Ademir Ribeiro Mendonça, comenta que além das aulas teóricas com o uso de apostilas, os alunos terão acesso a visitas técnicas e participação em ações sociais. “O SENAR tem como compromisso incentivar os jovens a seguirem a carreira do agronegócio, ao mesmo tempo que desenvolvem o empreendedorismo e a consciência de como se portarem no mercado de trabalho”, explica o instrutor.

Para o empresário e idealizador do programa, Roberto Campanelli, atualmente tirar o adolescente de atividades que nada acrescentam a seu futuro já é uma imensa vitória. Possibilitando a criação de profissionais muito mais competentes. “Quando o programa teve início um dos grandes desafios foi atrair esses jovens, no entanto, atualmente conseguimos esse sucesso que modifica profundamente a realidade de cada um. Tanto que três alunos da 5ª turma, Isabelle Victória Thomaz Ferreira, Anderson Geliel Camero da Silva e Yane Izabela Toneti, se destacaram e através da parceria com a Coopercitrus, conquistaram a oportunidade de receberem cada um uma bolsa no valor de R$ 2 mil que será pago em dez parcelas de R$ 200 mensais, como forma de incentivo aos estudos. Além das alunas, Yane e Isabelle, conquistarem as vagas como aprendizes da Cooperativa, possibilitando que adentrem no quadro de funcionários de uma empresa desse porte”, comenta o idealizador do programa.

Para a aluna da 5ª turma, Isabelle Vitória Tomás Ferreira, de 15 anos, uma das escolhidas para receber a bolsa de estudos e que também atuará como aprendiz na Coopercitrus, essa experiência é única e vale por toda a vida. “Aprendi que agir com ética e empatia são preceitos fundamentais que abrem muitas portas. Lições que possibilitaram que eu enxergasse o caminho que quero seguir me aprimorando no ramo das Ciências Agronômicas”, diz Isabelle.

O subdiretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Rogério Valverde, representou o prefeito, Fernando Galvão, ressaltando que é gratificante observar a evolução que o programa proporciona nesses jovens. “Quando um projeto tem início em parceria com pessoas idôneas e comprometidas com o município o sucesso é concretizado. As PPPs (Parcerias Público Privadas) são um novo modelo de administração que realmente geram resultados positivos”, afirma Valverde.