Sex, Abr
Segunda, 26 Março 2018 05:07

Departamento de Meio Ambiente realiza manutenção em nascente

Paralelamente a essa iniciativa, o Departamento de Meio Ambiente em parceria com o SAAEB, está desenvolvendo o projeto Àgua Viva, para a recuperação das nascentes do Córrego da Consulta e Retiro

O Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB), realizou na quinta-feira (22/03), quando se comemora o Dia Mundial da Água, a manutenção de uma das nascentes do Córrego do Mandembo, localizada próximo ao Jardim Primavera.

O evento contou com a presença de alunos do curso de Engenharia Ambiental da UNIFEB de Barretos, representante do ITESP (Instituto De Terras do Estado de São Paulo) e funcionários do Parque Ecológico, e a vereadora Mariângela Mussolini.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Ângela Brunelli, a mobilização teve como objetivo demonstrar as técnicas de recuperação de nascentes, especialmente as localizadas tão próximas à área urbana, que ficam degradadas devido à invasão de animais e acúmulo de sujeira, que diminui sua vazão. “Trata-se de uma limpeza completamente manual, contemplando proteção com pedras e inserção de tubos para facilitar a saída da água com maior controle e limpeza, evitando contaminação da nascente”, explica Ângela.

O diretor do SAAEB, Gilmar Feltrim, enfatiza a importância de difundir essa cultura de preservação, levando em conta que a água potável devido a degradação ambiental é um bem finito. “Os esforços por parte do Departamento de Meio Ambiente, dentro da iniciativa do Município Verde e Azul, são fundamentais para desenvolver ações que gerarão grandes benefícios ambientais para as próximas gerações”, afirma o diretor do SAAEB.

A bióloga e coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Baixo Pardo Grande, Maria Inácia Macedo Freitas, acompanhou os trabalhos acrescentando que somente através da educação se torna possível conscientizar a população. “O ser humano possui instinto predador, tendo a tendência de tomar posse e degradar o ambiente natural. A natureza tem a plena capacidade de se regenerar, porém, é necessário que seja dada essa condição, como as realizadas com essas manutenções”, observa a bióloga.

Para o aluno do 5º ano do curso de Engenharia Ambiental da UNIFEB, Alexandre Raimundo da Silva, essa experiência prática, agrega muito a teoria aprendida em sala de aula. Sendo um fator de suma importância para seu futuro profissional. “É necessário recuperar as nascentes para que elas não desapareçam completamente, como muitas em outros municípios, dando lugar a pastagem de animais e edificações de condomínios”, diz o estudante.