Sex, Abr
Quarta, 25 Abril 2018 07:54

Parceria visa o combate ao escorpião em Bebedouro

Setor sul da cidade recebe ações de combate ao escorpião

O Departamento Municipal de Saúde (DMS)– Vetores e Zoonoses trabalham em parceria com o SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) no combate ao escorpião.

A ação consiste na aplicação de inseticida em estado gasoso na galeria de esgoto, atuando debaixo da terra onde se encontram ninhos de escorpiões e baratas.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, segundo casos registrados pelo setor de zoonoses, à maior incidência registrada do aparecimento de escorpiões esta no setor sul da cidade, por isso, os trabalhos estão sendo realizados inicialmente nesta região. “Identificamos a necessidade de uma intervenção química no combate ao escorpião naquela região, assim visamos eliminar focos maiores, além de atingir abrigos e ninhos de escorpiões e baratas”, explica.

Treinamento - Em novembro de 2017, o setor de zoonoses realizou uma palestra direcionada à agentes de endemias, agentes comunitários, enfermeiros das Estratégias da Saúde e enfermeiros da Atenção Básica para treinamento e conscientização no auxílio e combate ao escorpião em Bebedouro.

Segundo a médica veterinária do departamento, Dra. Beatriz Zanolli, existem diversas espécies de escorpiões e todas contêm veneno. “O escorpião mais comum na região é o Tityus Serrulatus, mais conhecido popularmente como escorpião amarelo. É preciso muita atenção, principalmente com idosos e crianças, por serem mais vulneráveis, o risco é ainda maior”, alerta.

Escorpião
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e as características do seu corpo facilitam sua existência em meio a frestas, buracos e tocas. A ação do veneno provoca uma dor muito forte e vermelhidão no ponto da picada. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano – em particular no período das chuvas.

Eles se escondem em locais com material de construção, madeiras, folhas secas, vãos de muros, tanques, caixas de gordura, caixas de esgotos e ralos.

Em caso de acidente, procure imediatamente o Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira”, sendo esse o único local em Bebedouro que pode oferecer o tratamento adequado não encontrado na rede particular de saúde. E não deixe de informar o setor de zoonoses para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Informações pelo telefone (17) 3343-7799.