Qui, Abr
Quinta, 19 Julho 2018 05:35

Agentes de saúde trocam experiências para melhor atenderem a população

O DMS (Departamento Municipal de Saúde), através da Vigilância Epidemiológica de Bebedouro e Vigilância Epidemiológica de Barretos, realizaram um diálogo entre os agentes comunitários de saúde, com o objetivo de melhor capacitar os serviços prestados à população e reforçar a necessidade da imunização contra várias doenças, como Sarampo e Poliomielite. Os diálogos foram realizados nesta terça-feira (17/07), na sala de reuniões do Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira.

Segundo a diretora técnica do grupo de Vigilância Epidemiológica Regional de Barretos, Carla Penha Andrade, essa ação é fundamental, pois doenças como o Sarampo e a Poliomielite, ressurgiram devido a diminuição da aplicação das vacinas em crianças. “Foram realizados dois encontros com rica troca de experiências e sugestões que nos ajudarão a entender os motivos que levam muitas famílias a não levarem as crianças aos postos de vacinação. Acredito que dessa forma encontraremos sugestões para a melhora desse quadro”, explica a diretora técnica.

A coordenadora da atenção básica, Maristela Campanelli, enfatiza que esses encontros são a oportunidade dos profissionais trocarem experiências e chegarem a conclusões que possam ser colocadas em prática, conseguindo atingir as metas de vacinação da população. “Dentro dessa questão o retorno do Sarampo e da Poliomielite são os mais preocupantes. Por isso a importância de diálogos e ações constantes para eliminar essas doenças”, diz a coordenadora da atenção básica.

A técnica em enfermagem na ESF Dr. Tasso Paraíso Cavalcanti de Albuquerque, localizada no Jardim Santaella, Sandra Pereira dos Santos, aproveitou esses momentos para rever informações e absorver novos aprendizados. “O mais interessante foi a forma como foram abordados os temas, possibilitando que todos interagissem e dessa forma extraindo soluções para os casos concretos”, observa a técnica de enfermagem.

Todos os postos de saúde e Vigilância Epidemiológica, disponibilizam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, todas as vacinas, destinadas para crianças até idosos.