Ter, Abr
Segunda, 24 Setembro 2018 05:59

Parceria entre NASF e Senac alcança 500 atendimentos

A parceria entre a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS) - Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e o Senac Bebedouro, realizou 500 atendimentos, em sete meses. O trabalho é realizado pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem, sob supervisão dos docentes, no centro de convivência do NASF. As pessoas podem aferir pressão, batimentos cardíacos e peso - antes e após as atividades físicas, como forma de garantir o bem estar e a qualidade de vida.

Além de acompanhar os indicadores básicos da saúde, o paciente recebe orientações sobre a frequência com que vai ao médico, assim consegue saber se houve uma redução na ingestão de remédios e no número de consultas ao longo do ano. Para os alunos do Senac, entre as vantagens está a chance de trabalhar com projetos, podendo identificar a necessidade da comunidade e propor soluções viáveis aos problemas, o que os torna agentes principais do próprio aprendizado.

O gerente da unidade de Bebedouro, Luis Antônio de Lima, explica que esse projeto é uma oportunidade que o aluno tem de criar referência de trabalho. “Dessa forma, é capaz de levar o conhecimento em consideração em especializações futuras, além de oferecer suporte para a população necessitada”, diz.

Segundo conta Marcelo Castro, educador físico do NASF, o projeto tem uma alta adesão da comunidade. “Desde que a ação foi apresentada, as pessoas aderiram ao projeto, e sempre comparecem aos atendimentos. Elas se acostumaram com a ideia de manter a saúde em dia e ter um acompanhamento profissional”.

Desde agosto, os alunos do curso Técnico de Informática do Senac Bebedouro desenvolveram um aplicativo que funciona como um prontuário eletrônico dos atendimentos. A intenção é que todos os cursos técnicos do Senac atuem no NASF, como parte do projeto integrador. “Um dos primeiros benefícios dessa expansão é a reforma e adequação de uma sala no NASF para os atendimentos, que deverá ser realizada pelo curso Técnico em Meio Ambiente”, afirma Fernando Teixeira, docente do Senac e responsável pelo projeto.

Os alunos do Técnico em Enfermagem estão desenvolvendo uma cartilha sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis para atingir todas as idades. O material também incluirá informações sobre diabetes e hipertensão arterial, com linguagem simples e didática.