Qui, Mar
Quinta, 11 Junho 2020 14:31

Prefeitura decreta novas medidas de combate ao Coronavírus

O prefeito Fernando Galvão, realizou nesta quarta-feira (10/06), a assinatura do Decreto Municipal nº 14.165 de 10 de junho de 2020, estabelecendo medidas preventivas e de segurança no enfrentamento do novo coronavírus.

Fica decretado que bares, restaurantes e similares, bem como o comércio ambulante, terão restrições de suas atividades, funcionando somente até às 22h, ficando proibido música ao vivo com bandas, conjuntos ou cantores. Sendo permitido que esses estabelecimentos operem somente com metade da capacidade máxima do local. Respeitem o limite de quatro pessoas por mesa e intercalem uma mesa vazia entre duas mesas ocupadas. Os ambulantes apenas 4 mesas no total. O estabelecimento que descumprir as determinações serão fechados imediatamente.

O Sambódromo Municipal ficará fechado, exceto para realização da Feira Drive-Thru aos domingos e Cine Drive-Thru, além de eventos controlados pela Prefeitura.

A Prefeitura determinará o fechamento das vias do Lago Artificial em dias e horários alternados visando impedir aglomeração de pessoas.

Os supermercados e hipermercados deverão controlar o acesso de clientes, sendo permitido apenas um pessoa por familia, de preferência fora do grupo de risco. E limitação do número de clientes a uma pessoa a cada 5m² da área total de circulação do estabelecimento.

O comércio, lojistas e o Bebedouro Shopping tiveram seus atendimentos restringidos. Em estabelecimentos com até 50 m², será permitida a entrada de um cliente por vez. Estabelecimentos entre 50 a 100 m², dois clientes por vez. E com extensão superior a 100m², três clientes por vez.

Fica proibida a presença de crianças até 14 anos nos bares, restaurantes, comércio ambulante, supermercados, hipermercados, açougues, padarias e farmácias.

Todos os estabelecimentos, incluindo-se escritórios, clínicas, rede bancária, supermercados, hipermercados, farmácias, etc. deverão adotar e implementar o kit de proteção composto por, no mínimo, de álcool em gel 70%, instalação de tapete de sanitização nas entradas, e utilização obrigatória, por parte dos clientes, de máscara de proteção. A exigência e fiscalização do uso da máscara por parte dos clientes, colaboradores e funcionários cabe ao estabelecimento que deverá adotar medidas para tanto. Os estabelecimentos que não acatarem essas medidas receberão multas no valor de R$ 1.048,60, com possibilidade de lacração imediata e cassação do funcionamento do alvará em caso de reincidência.

É obrigatório o uso de máscaras, em todas as áreas de circulação do município. Ficam proibidos os eventos em salões de festas, edículas, buffets, clubes entre outros.

Participaram do anúncio a secretária de Saúde, Sônia Junqueira, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Rosa, diretor do Departamento de Planejamento, Rogério Valverde e o tenente da Polícia Militar de Bebedouro, Gabriel Felipe.

O prefeito Fernando Galvão, afirmou que a Prefeitura tem feito muitos esforços para conter o coronavírus, no entanto, a população precisa colaborar mantendo o isolamento social, saindo somente para atividades necessárias. Caso contrário, será necessário retroceder em algumas ações. “Nossos casos estão aumentando, mas não de forma explosiva, porém, é preciso compreender que não estamos vivendo tempos tranquilos e muitos estão colocando em risco familiares e pessoas, desrespeitando o isolamento e circulando sem necessidade, podendo colocar a cidade em uma situação pior em relação a doença”, afirma o prefeito. Ressaltando que a Prefeitura está trabalhando ativamente, através da higienização das ruas, aferimento da temperatura e orientação aos munícipes no comércio local, instalação de cabines de desinfecção e totens de higienização e reforço na fiscalização.

O diretor de Planejamento, Rogério Valverde, reforçou que a Prefeitura utilizará todos os meios legais para realizar a fiscalização dessas medidas, utilizando drones para esse auxílio e reforçando seu quadro de fiscais. “É necessário que todos cumpram as regras e se previnam, pois, nossos funcionários estão trabalhando 24 horas para proteger a população”.

Essas medidas podem ser revistas a qualquer tempo, a depender da evolução da Covid-19.