Dom, Abr

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 65

Sexta, 15 Junho 2007 06:55

Prefeitura providencia regularização do aterro municipal

regularizao_do_aterro_municipal

Desde janeiro, a prefeitura vem providenciando a regularização do aterro municipal, em vista da notificação recebida pelo Ministério Público, para o cumprimento das exigências da Cestesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Para isso, uma série de obras vem sendo realizada, com o objetivo de deixar o local adequado e evitar a contaminação do lençol freático e dos Aqüíferos da área. A previsão é de que até julho, o aterro municipal esteja em condições adequadas.

Um das primeiras providências a serem tomadas foi a limpeza do local e o aterro de parte do lixo que estava descoberto. O acesso ao aterro que antes era pelo Assentamento Reage Brasil, também foi alterado. Com a mudança, o acesso se dá pela Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 388. O objetivo foi evitar a entrada de pessoas entranhas ao local. A entrada é cercada e será afixada uma placa para identificação do aterro municipal.regularizao_do_aterro_municipal_2

Toda a estrada que dá acesso ao aterro também foi recuperada e recebeu caixas de contenção e curvas de nível para evitar o acúmulo de água da chuva, bem como foram feitas cercas novas em todo o local, que mede aproximadamente 16 alqueires. Um pouco à frente da entrada será colocada uma cancela para o controle de entrada e saída de veículos e caminhões. A cancela será fiscalizada por um guarda municipal, que estará disponível no local 24 horas por dia. Para isso, foi colocado um contenier que servirá como um escritório para a Guarda Municipal. Ele foi adaptado e terá um banheiro.

O local será iluminado e uma parte foi cercada com tela para acomodar as máquinas, ou seja, duas esteiras, uma pá-carregadeira, dois caminhões e uma escavadeira.

Juntamente com este processo também já foram construídos quatro poços de chorume, líquido que escorre do lixo aterrado, devido à degradação do material orgânico. O líquido passa pelos drenos (tubos), cai em uma caixa que é esgotada a cada semana, por um caminhão especializado. Este líquido é espalhado em cima do aterro, para que não contamine o lençol freático ou encaminhado para tratamento na ETE 1 (Estação de Tratamento de Esgoto). Também já está programada a construção de mais dois poços de chorume na área de expansão 3, ao total serão seis poços.

regularizao_do_aterro_municipal_3Alem dos chorumes, também foram afixados 17 queimadores que servem para a queima do gás metano produzido pelo lixo doméstico.

Também está em andamento a construção de duas valas de lixo doméstico de 120 metros de comprimento por 60 metros de largura, que serão usadas daqui a dois meses  e possuirão capacidade para atender a destinação final do lixo de cidade até final de 2008, desde que corretamente operado. As valas serão impermeabilizadas e terão drenos, poços de chorume e queimadores, de acordo com os padrões exigidos pela Cestesb.

Lido 3893 vezes Última modificação em Quinta, 11 Abril 2013 10:45