Qui, Abr
Terça, 11 Junho 2013 15:49

Bebedouro terá mais 5 'Unidades Básicas de Saúde'

A Prefeitura Municipal de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde, reuniu a imprensa em coletiva, na manhã de segunda-feira (10), quando foram informados sobre as reformas, ampliações e construções das Unidades Básicas de Saúde (UBS)e esclarecimento sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Representando a administração municipal estiveram presentes, o diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Junior; Tiago Bosco de Souza Elias, coordenador de Saúde Básica; Gilmar Feltrin, diretor dos Deptos. de Obras e de Planejamento  e Desenvolvimento Urbano; Josué Marcondes de Souza, diretor de Finanças; Telmo Lencioni Vidal Junior, diretor do Depto. Jurídico; Paulo Sérgio Garcia Sanches, diretor de Divisão de Compra e Licitação; e o engenheiro civil da Prefeitura Vagner Silveira.

Durante a coletiva foram anunciadas para o próximo ano, a construção de mais cinco unidades de saúde nos bairros, Santaella, Souza Lima, Menino Deus, São Carlos e Distrito de Andes, acompanhadas de academias públicas de ginástica.

“Foram seis meses de muito trabalho, tudo estava parado, as licitações pareciam estar perdidas. Tivemos que refazer os projetos, porque muitos estavam irregulares, conseguimos. Acredito que nós só vamos conseguir fazer saúde se a UBS for readequada”, explica o vereador e coordenador Thiago Bosco Elias.

De acordo com o diretor Eurico Medeiros Junior, a Prefeitura conseguiu entregar os projetos todos, nos prazos exigidos pelo Ministério da Saúde. “Nossa tarefa é dar continuidade nos projetos, para que a população não seja prejudicada como aconteceu. Na Saúde não existe quem fez. Um dia quero ser lembrado como o diretor que ajudou a mudar a realidade da Saúde de Bebedouro”, reitera.

No Distrito de Botafogo e Jardim Tropical, as UBS já estão sendo construídas. Além das reformas na UBS José Deocleciano Ribeiro filho – Jardim Aeroporto, Moacyr Caldeira – Centro, Pedro Marinho de Mello Junior- Jardim Centenário, reforma e ampliação iniciadas na UBS Ramiro Souza Lima - Parque Res. Santo Antônio e na ESF Gerolino José de Souza - Jardim Laranjeiras.

Outras sete aguardam ordem de serviço para iniciar suas ampliações. São elas,  ESF Ulisses de Carvalho – Jardim Alvorada, João Cambaúva – Jardim Aeroporto, José Caubi Campello Bessa – Residencial Parati, José Moura Neto e as UBS Ricardo Dias de Toledo- Jardim Progresso, Hygino Leonel de Paiva – Jardim Centenário e João Carlos Galhardo  - Jd. Santo Antonio.

Entre os investimentos também estão, a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que ainda não foi licitada e a reforma das instalações elétricas do Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, que aguarda o fornecedor das lâmpadas “Led”. Os investimentos envolvem os Governos, Federal, Estadual e Municipal, totalizando o valor de R$ 6.180.058,40.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

A Prefeitura de Bebedouro entrou com uma ação contra a Construtora DCN, de Barretos, responsável pela construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a notificação, a empreiteira terá que pagar R$ 5 mil  por dia, em caso de não retomar as obras.

Apenas 40,3% do cronograma das obras foi concluído, embora a administração anterior, tenha informado o índice de 76%. O município pagou na época, R$ 1,5 milhão à empreiteira. “Além de cobrar que a construtora retome as obras, entramos com processo no Ministério Público, pois teremos que arcar com um ônus de quase R$ 600 mil para
terminar a UPA. Queremos a devolução do dinheiro repassado a essa empresa de engenharia”, informa Gilmar Feltrin, diretor de Obras e do Depto. de Planejamento  e Desenvolvimento Urbano.