Sex, Maio
Sexta, 12 Dezembro 2014 17:07

Canil de Bebedouro implanta serviço de castração e monitoramento por microchip

O Canil Albergue de Bebedouro, administrado pela Vigilância Sanitária de Bebedouro, implantou os serviços de castração e monitoramento dos animais por meio de microchip para permitir o acompanhamento dos cães e gatos atendidos.

A unidade, que foi aprovada pelas inspeções e vistorias realizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, Vigilância Sanitária Regional, Ministério Público e Delegacia de Proteção Animal, passou por uma reformulação e readequação da infraestrutura física.

Atualmente, o serviço permanente de castração realiza uma média de 13 intervenções por semana e conta com um histórico de cerca de 500 animais atendidos por ano. O atendimento, que é totalmente gratuito, é realizado após o cadastro do animal, que também recebe um microchip para auxiliar na identificação e no conhecimento do histórico caso seja abandonado ou em caso de desaparecimento.

Para atender essa demanda com maior qualidade, o Canil Albergue de Bebedouro teve a contratação de mais funcionários e de dois veterinários.

Os espaços para acomodarem os animais também passaram por uma reestruturação, sendo que todos as áreas contam com solário, além de baias de isolamento para animais doentes, espaços para a separação por idade e sexo. A nova estrutura possibilita condições de melhor bem-estar aos animais e facilita um atendimento diferenciado em relação ao manejo.

O sistema de alimentação também sofreu alterações com a implantação de uma ração balanceada e depósito apropriado para o armazenamento.

As novas instalações do Canil Albergue de Bebedouro também foram banheiros e cozinha em espaço adequado e uma rede de esgoto.