Sáb, Maio
Quinta, 05 Fevereiro 2015 06:16

Defesa Civil de Bebedouro implanta pluviômetro semiautomático na Base Integrada

Pluviômetro será implantado na base da Defesa Civil de Bebedouro Pluviômetro será implantado na base da Defesa Civil de Bebedouro Foto: Digulvação

A Defesa Civil de Bebedouro instalou um pluviômetro semiautomático, aparelho usado para medir o volume de chuva, na Base Integrada da Defesa Civil, no Jardim Cláudia.

O aparelho foi adquirido por meio da parceria entre o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional.

O novo aparelho possui um sistema que permite o armazenamento dos índices e dados com grande precisão. Os demais pluviômetros são manuais e medem a quantidade de chuva em diversos outros pontos do município.

De acordo com o presidente da Defesa Civil, Márcio José Martins, o novo aparelho permitirá a medição das chuvas de forma mais eficiente.

“A parceria com o Cemaden é fundamental para o bom funcionamento da Defesa Civil. O pluviômetro custaria para os cofres da Prefeitura quase R$ 4.500,00. Por meio do convênio, a Prefeitura de Bebedouro, por meio da Defesa Civil, economizou esse valor e modernizou o sistema de medição de chuvas”, disse Martins.

Para o coordenador da Defesa Civil de Bebedouro, Luiz Luciano da Silva, a tecnologia do pluviômetro semiautomático implantado no município facilitará o registro das chuvas e auxiliará no monitoramento do risco de alagamento.

“A operação do equipamento é simples. Os membros da Defesa Civil junto ao Cemaden já executam o trabalho de registro das informações técnicas, mas será uma forma de prevenir e antecipar algumas situações de alagamento na cidade”, afirma Silva.