Qui, Maio
Terça, 24 Julho 2018 05:43

Empresários participam de palestra sobre Defesa do Consumidor

“O Código de Defesa do Consumidor na Visão Empresarial” foi tema de palestra na quinta-feira (19/07), na Aciab, promovida pelo Sebrae Aqui e Procon, em parceria com a Prefeitura de Bebedouro. O evento, voltado aos empresários e interessados pelo tema, teve como objetivo instruir sobre os direitos dos consumidores, visando maior harmonização na relação de consumo.

Para o palestrante, o consultor do Sebrae, Heveraldo Galvão, o tema é importante pois coloca à disposição dos empresários conhecimentos para que não sofra ações com base no Código de Defesa do Consumidor. “É uma visão dupla do empresário, tanto aquele de proteger o consumidor e aquela de evitar ações com base no Código de Defesa do Consumidor, então, quando muda sua postura, ao invés de querer defender, é pensar na proteção do seu cliente, do consumidor, automaticamente, ele minimiza riscos de sofrer ações desta natureza”, esclareceu.

Na opinião da coordenadora do Procon de Bebedouro, Sueli Maia, o evento auxilia o empresariado nas relações de compra e venda. “É importante o fornecedor saber quais são seus direitos e deveres, e também lembrar a ele que o Procon está sempre aberto, não só para atender o consumidor, mas também para orientar o fornecedor”, reforçou.

O agente de atendimento do Sebrae Aqui, Lucas Rorato, responsável pela abertura de microempresas na cidade, acredita que a palestra desmistifica as relações de consumo. “Esse tipo de evento acaba por melhorar uma harmonia entre a relação de comércio, entre o consumidor e o empresário para que haja uma relação melhor e ninguém saia prejudicado, e a relação seja cada vez mais harmoniosa na cidade”, frisou.

Representante de venda, Josiane Sampaio, aprovou o evento. “Importante saber o direito do consumidor e também o da empresa. O cliente tem seus direitos, mas o lojista também e é onde se gera alguns atritos. Há problemas de garantia, de trocas, às vezes, a pessoa quebrou o produto e a pessoa acha que tem o direito de estar trocando, e o direito da troca existe dentro de condições – como um defeito técnico do objeto”, ressaltou.

O evento contou com o apoio da Aciab – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro e Incra. A entrada foi um litro de leite, posteriormente doado ao hospital municipal Julia Pinto Caldeira.