Qui, Maio
Quinta, 22 Agosto 2019 05:53

Secretaria Municipal de Saúde alerta para cuidados com Sarampo

A Vigilância Epidemiológica trabalha na conscientização da população

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, presta orientações para o desenvolvimento de ações de imunizações, visando medidas de controle frente a um surto de sarampo em todo o país.

O que é sarampo? O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão.

Transmissão- A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. E que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: Escolas, creches, clínicas ou meios de transporte.

Sintomas- Os sintomas aparecem em média de 10 a 12 dias desde a data da exposição. O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse, olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.

Não há tratamento específico para o sarampo, apenas sintomático. As complicações devem receber tratamento de suporte e antibioticoterapia para as infecções secundárias.

Vacina - A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos que nasceram após 1960, pelo menos uma dose, de acordo com os calendários de vacinação de adolescentes e adultos do Estado de São Paulo.

A vacina tríplice viral é recomendada aos profissionais da educação, da saúde, viajantes, além de profissionais que atuem no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes internacionais.

A vacina encontra – se disponível em todas as unidades de saúde do estado.

Vale a pena reforçar - Indivíduos com febre e manchas avermelhadas no corpo devem procurar imediatamente serviço médico, manter isolamento social, evitando o contato desnecessário com outras pessoas que possam não estar protegidas por vacina. Além disso, devem reforçar as medidas de higiene pessoal e do ambiente.

Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Vigilância.

Informações pelo telefone (17) 3342–8632 ou (17) 3342–8794.