Sáb, Maio
Segunda, 24 Agosto 2020 07:01

Defesa Civil participa de curso EAD e divulga o plano regional sobre estiagem 2020

Por conta das limitações impostas pela Covid-19, os agentes da Defesa Civil de Bebedouro estão participando da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) 2020 por meio do Ensino a Distância. O curso que tem a duração de 12 horas é ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo e está disponível na plataforma ead.defesacivil.sp.gov.br até 30 de setembro para toda a população.

No curso são discutidos os temas: Combate a queimadas, medidas de conscientização e promoção da saúde, operação corta-fogo, kit estiagem, fiscalização de queimadas e incêndios, incêndios florestais, importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

De 1º de maio a 30 de setembro o Plano de Contingência da REPDEC I/13, que conta com a participação de Bebedouro e mais 18 cidades, permite às Defesas Civis a adoção de ações preventivas que visam minimizar ou até eliminar as consequências das ocorrências de incêndios em coberturas vegetais ou danos à saúde da população.

Este período de cinco meses é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios e cabe a cada Defesa Civil Municipal informar à Defesa Civil Estadual o índice da umidade do ar, para o envio de alertas à população com recomendações, e os focos de incêndio no Sidec.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. O cadastrado passará a receber números e orientações a respeito da umidade do ar e chuvas.