Seg, Abr
Sexta, 31 Janeiro 2014 08:27

DEMEC realiza reunião com responsáveis pelo Ensino Fundamental

Na quinta-feira (30), o DEMEC (Departamento Municipal de Educação e

Cultura) realizou na Sala de Práticas Pedagógicas do Centro Universitário Unifafibe, uma reunião de acolhimento e integração de diretores, vice-diretores e coordenadores do Ensino Fundamental de Bebedouro.

A integração visa conceitos de orientações básicas para o ano letivo de

2014 nas escolas de ensino fundamental e de tempo integral, e trata questões como a organização do espaço escolar (salas de aula, sala de professores, murais no pátio, recursos tecnológicos), e acolhimento da equipe, rotina dos primeiros dias de aula, reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), planejamento dos eventos do ano e gestão compartilhada.

A reunião foi aplicada sob o método de “Café Interativo”, que proporciona um acolhimento e formação de grupos de trabalho, através de diálogos colaborativos, com o compromisso ativo de possibilitar maneiras construtivas de ação integrada.

A proposta constitui-se de um espaço dinâmico, composto por mesas redondas, toalhas de mesa coloridas, marcadores e canetas hidrográficas, vaso de flores, projetor e tela. São formados grupos de trabalho constituídos por um “anfitrião”, e “viajantes ou embaixadores do significado”, que tem como objetivo ligar e conectar as ideias entre os grupos.

São abordados diversos temas dentro das diretrizes para organização e planejamento das oficinas curriculares, e organização do tempo e espaço escolar. Os grupos devem focar as questões que melhor contribuam com seu pensamento, e falar através de sua mente e seu coração, a importância de escutar para compreender, e aflorar novas ideias e possibilidades no meio escolar.

Os participantes interagem através de anotação das ideias, rabiscos e desenhos, conectando assim as ideias e descobrindo novas e diferentes soluções para as perguntas abordadas.

São questões de relevância para os educadores como a cultura digital, acompanhamento pedagógico, cultura e arte, esporte e lazer, participação social e espaços educativos.

Esteve coordenando as atividades à diretora do DEMEC, Ana Sílvia Bergantini Miguel; a subdiretora, Rosângela Toledo; a coordenadora pedagógica, Renata Lima; e a coordenadora das oficinas pedagógicas de tempo Integral, Valéria Cristina Mariano dos Santos.

As atividades tiveram início as 8:30 da manhã, e estenderam-se até o meio dia.

Lido 4015 vezes Última modificação em Quinta, 06 Fevereiro 2014 10:51