Qui, Maio
Quinta, 06 Fevereiro 2014 14:50

Acolhimento e adaptação nas Creches Municipais

O DEMEC (Departamento Municipal de Educação e Cultura) “Professor Renor Oliver” planejou e orientou todo o Sistema Municipal de Ensino sobre a organização inicial das Unidades Escolares Municipais de Educação Infantil I (0 a 3 anos), Educação Infantil II (4 a 5 anos) e Ensino Fundamental I (1º ano) sobre a importância do Acolhimento e Adaptação dos alunos.

A adaptação tem como objetivo proporcionar às crianças e suas famílias momentos de segurança e conforto. Sabe-se que as crianças choram ou se sentem inseguras quanto ao novo espaço e as novas pessoas que estarão entrando em contato, depois de um longo período em casa. O processo visa proporcionar a todas as crianças um acolhimento com segurança e conforto por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário que a escola compreenda estes sentimentos e que tenham alguns cuidados para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e necessidades.

Portanto o horário flexível e atividades diferenciadas, para que os alunos se adaptem à escola com maior tranquilidade. Ao acolher o aluno em seu primeiro momento na escola ou a cada nova etapa escolar precisa fazer com que se sintam cuidados, confortáveis, e, acima de tudo, seguros.

Períodos de adaptação:
Educação Infantil I (0 a 3 anos) - 21/01/2014 a 31/01/2014 Educação Infantil II (4 a 5 anos) - 04/02/2014 a 07/02/2014 Ensino Fundamental I (1º ano) - 04/02/2014 a 07/02/2014