Sáb, Abr
Segunda, 17 Fevereiro 2014 08:43

Sistema de classificação de risco melhora o atendimento no Hospital Municipal

Desde setembro de 2013 o sistema de orientação do Ministério da Saúde vem sendo aplicado no Hospital Municipal de Bebedouro, Júlia Pinto Caldeira. O sistema é uma metodologia científica que aplica classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento na unidade de Pronto Atendimento. Os índices de classificação variam de forma a identificar sinais, sintomas ou síndromes que motivam a ida do paciente ao hospital.

“Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, e o grau de comprometimento de risco, de forma a não comprometer a sua saúde“, explica o Dr. Luiz Carlos Lorenzi, subdiretor do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

Quanto ao significado das cores, Lorenzi informa que o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, ou seja, sem tempo de espera. As demais cores, amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 30 minutos, 1 hora e 2 horas respectivamente.

A triagem busca reduzir a superlotação no pronto socorro, e é visto como uma evolução no atendimento por aqueles que recorrem ao serviço de urgência.

“A grande vantagem desta triagem é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves”, explica o subdiretor. Lorenzi informa que os pacientes deixam de ser atendidos pela ordem de chegada ao setor de urgência e passam a ser em função da gravidade da situação. “É um grande passo para a sistematização da assistência. O fato de os doentes estarem ordenados por prioridades é vantajoso para os profissionais, que passam a ter uma imagem clara do número de doentes que se encontram no setor e da sua gravidade, permitindo gerir as tarefas a atuar de forma mais correta e responsável”.

A implantação da triagem também é vantajosa para o paciente, pois submetido a esta metodologia de classificação de risco está certamente assegurado que não correrão risco de vida, além de que o tempo de atendimento será determinante para uma melhor recuperação e intervenções mais assertivas para a queixa que o motivou a procura do serviço.

O processo de triagem se dá com a abertura da ficha do paciente no setor. Em seguida o paciente é direcionado para a sala de triagem. A enfermeira responsável pela triagem identifica a queixa do paciente, e através dela identifica uma cor para o risco.

O Pronto Socorro Municipal de Bebedouro atende em média 500 pacientes por dia, e o sistema de orientação do Ministério da Saúde mantém a ordem e segurança no local durante os atendimentos.

Lido 7449 vezes Última modificação em Quarta, 19 Fevereiro 2014 14:52