Sáb, Abr
Quinta, 27 Fevereiro 2014 09:39

SUS passa a ofertar vacina contra HPV em março

A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), usada na prevenção do câncer de colo do útero, passa a ser ofertada no SUS (Sistema Único de

Saúde) a partir de 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos, e estará disponível na rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.

O Departamento Municipal da Saúde juntamente com o Departamento Municipal de Educação, na terça-feira (23) promoveu um encontro com representantes das instituições de ensino, onde foram discutidos aspectos importantes sobre a campanha. As adolescentes levaram da escola para casa, uma carta com informações para esclarecer dúvidas sobre a doença e a imunização aos pais e/ou responsáveis.

Os pais deverão autorizar a vacinação, caso contrário é necessário assinar o termo de recusa, que será distribuído pela escola para ser devolvido à mesma.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).

Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

A vacina é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves e pouco frequentes. Cerca de 10 a 20% poderão apresentar dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.

Para maiores esclarecimentos, pode-se entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.