Dom, Abr
Sexta, 28 Fevereiro 2014 09:16

Implantação da Comissão de Ética de Enfermagem

Na quinta-feira (27), aconteceu a cerimônia de implantação da Comissão de Ética de Enfermagem, criada através do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), no anfiteatro do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

A ação é um serviço de aprimoramento do COREN, que busca maior humanização nos serviços de atendimento na área de saúde.

Estiveram na apresentação, o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Dr. Eurico Medeiros Júnior, o subdiretor do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, Dr. Luiz Carlos Lorenzi, a coordenadora geral, Denise Maria Ribeiro Freitas, a gerente de enfermagem, Adriana Cristina Assis, e os representantes regionais do COREN; Estevão Bassi, conselheiro, e Donato Medeiros, primeiro secretário, que discorreu sobre a importância da implantação da comissão de ética.

O CEPE (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem) se aplica sob três funções, sendo elas: fiscalizadora, educadora e consultiva. Última esta, que se dividem em retrospectiva, que trabalha com critérios de revisão, análise de documentos, registros de enfermagem e escalas de serviços. E prospectiva, que atua em base de relatórios com parecer conclusivo da comissão de ética, que servirão de base para a tomada de novas decisões.

Dentre os aspectos apresentados, ressaltam-se as melhorias que podem ser alcançadas como o aprimoramento no atendimento a população.

A comissão busca garantir a conduta ética dos profissionais de enfermagem dentro da instituição, e zela pelo exercício dos profissionais, combatendo de tal forma a ilegalidade nas atividades.

Também visa a educação, discussão e divulgação do CEPE, fiscalizando o cumprimento de seus decretos dentro do exercício profissional das atividades.

Segundo normas do COREN, a comissão vem a ser composta por pelo menos um enfermeiro, um técnico em enfermagem, e um auxiliar de enfermagem que detenham vínculo empregatício com a instituição, e devido registro no COREN.

Foram apresentadas também as atribuições dos membros da comissão, como presidente e secretário, onde se encontram a necessidade de estabelecer um cronograma de reuniões ordinárias, e delegações de sindicâncias dentre todos os envolvidos, como convocações e esclarecimentos perante o conselho.

A comissão não detém a autonomia de emitir juízo, ou seja, tomar decisões finais, mas atua na diligência para melhor elucidação odos fatos ocorridos na instituição, como processos de conciliação entre partes e orientações, além de emitir os devidos relatórios ao COREN.

Em discurso, o diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, reforça a importância do envolvimento de toda a equipe profissional do Hospital Julia Pinto Caldeira, e reforça o agrupamento entre as equipes de saúde para o aprimoramento dos processos de atendimento e desenvolvimento do setor em nossa cidade. “Trata-se de um instrumento de grande importância, que vem aprimorar o serviço de saúde pública, em Bebedouro. É uma novidade que está sendo implantada no Hospital Júlia Pinto Caldeira” afirma o diretor.