Qui, Maio
Sexta, 14 Março 2014 09:27

Justiça do Trabalho de Bebedouro lança sistema eletrônico de tramitação

A Justiça do Trabalho de Bebedouro já conta com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), um sistema informatizado para pôr fim à tramitação de autos em papel. O lançamento ocorreu na manhã de quarta-feira (12) na Vara do Trabalho da cidade, com a presença da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Olga Aida Joaquim Gomieri. O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão Moura, esteve representado pelo diretor do Departamento Jurídico da Prefeitura, Telmo Lencioni Vidal Junior.

O Processo Judicial Eletrônico, que foi solicitado inicialmente pela advogada Renata Miranda Correa, visa ao uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da preservação ambiental. O desenvolvimento da ferramenta tecnológica é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com diversos tribunais brasileiros. As funcionalidades específicas da Justiça do Trabalho (PJe–JT) estão sendo desenvolvidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho.

Além de modernizar o trâmite, o Processo Judicial Eletrônico atua diretamente na redução de gastos públicos, ao possibilitar um enxugamento nos custos da atividade-fim do Judiciário e a diminuição de despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário, prédios para acomodação dos processos que tramitam em autos físicos, arquivos e transporte. Advogados e partes ganharão em acessibilidade com a tramitação por meio da internet. Para o jurisdicionado serão 24 horas por dia, sete dias por semana, 52 semanas por ano.