Seg, Maio
Sexta, 09 Mai 2014 08:43

Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é apresentada a jornalistas

Prefeito Fernando Galvão participou do café de divulgação da campanha. Prefeito Fernando Galvão participou do café de divulgação da campanha. Foto: Assessoria de Imprensa

A Rede Criança e Adolescente e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bebedouro realizaram nesta quinta-feira (8) café com a imprensa para divulgação da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que será realizada durante todo o mês de maio. O evento contou com a participação do prefeito Fernando Galvão, palestra sobre o tema e distribuição de material, na Casa dos Conselhos.

A campanha, inclusive, integra a programação de aniversário de Bebedouro, com passeata e panfletagem programadas para as 9h de 19 de maio, com saída da frente da Prefeitura, em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

Além da passeata do dia 19, na região central, outras quatro estão programadas nas regiões norte, sul, leste e oeste da cidade. “Pretendemos atingir toda a população, por isso organizamos mobilizações setoriais, em diversos bairros”, disse a coordenadora da Rede, Lucimara Eliane Lopes.

Fernando Galvão falou do quanto é importante a mobilização de toda a comunidade. “O problema é que se a gente continuar trabalhando isoladamente, essa situação vai continuar a se repetir, e nós não vamos conseguir resolver. E, além de não resolvermos, vamos continuar sendo culpados individualmente.”

Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, denúncia deve ser feita pelos telefones do Conselho Tutelar (3343-3380), da Delegacia de Defesa da Mulher (3342-3231 e 0800-771002), da Polícia Militar (190), da Guarda Civil Municipal (153) e pelo Disque 100.

Confira a programação completa da campanha:

13 de maio
Local: Imesb
8h às 12h – Fórum “Identificar, intervir e prevenir: uma abordagem para a violência sexual”.
13h30 às 15h30 – Elaboração do fluxograma e procedimentos de atendimentos e acompanhamentos.
Responsáveis: Centro de Educação e Ciências Humanas da Ufscar e Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev).

14 de maio
9h – Passeata e panfletagem de conscientização nas ruas dos bairros do setor norte
Responsáveis: Cras Norte e Caps

15 de maio
9h - Passeata e panfletagem de conscientização nas ruas dos bairros do setor leste
Responsável: Emeb Lellis do Amaral Campos

19 de maio
9h – Passeata em protesto à violência, abuso e exploração sexual
- Concentração, conscientização e dispersão em frente à Prefeitura;
- Passeata e panfletagem nas ruas centrais
- Ato cívico (um minuto de silêncio e execução do Hino Nacional e revoada de balões).

21 de maio
9h - Passeata e panfletagem de conscientização nas ruas dos bairros do setor sul
Responsáveis: ESA e Cras Sul

22 de maio