Ter, Abr
Quarta, 14 Mai 2014 08:54

Departamento de Saúde de Bebedouro cria fórum permanente de discussão sobre dengue

O Departamento de Saúde de Bebedouro instituiu nesta terça-feira (13) um fórum permanente de discussão sobre dengue, que vai reunir semanalmente os responsáveis pelos trabalhos de combate ao mosquito transmissor e de prevenção e tratamento da doença para avaliar ações e propor novas estratégias.

A iniciativa surgiu em reunião que ocorreu durante toda a manhã no Hospital Municipal entre o vice-prefeito, Rômulo Camelini, o diretor de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, a coordenação das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e outros profissionais de Saúde do município, além de representantes da Diretoria Regional de Saúde de Barretos e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Uma das ações já definidas é focada na prevenção. “Vamos imprimir a marca do combate à dengue nos próximos folhetos, receituários e prescrições que forem confeccionados para o Hospital Municipal e unidades de saúde”, informa o diretor de Saúde.

Ele diz ainda que o papel das unidades de saúde como centro de atendimento inicial de casos suspeitos também será reforçado, para se evitar sobrecarga no pronto-socorro municipal e na Vigilância Epidemiológica. O diretor afirma que capacitações já foram feitas e novas serão programadas para preparar as equipes das unidades de visando a esse primeiro contato com o possível doente - trabalho que servirá como triagem para um posterior encaminhamento. A população também será orientada no sentido de procurar primeiramente os postos, ao invés de ir direto ao hospital.

As visitas dos agentes de vetores e zoonoses e de saúde serão reestruturadas. Uma reunião será marcada para os próximos dias a fim de redefinir a função de cada um e estabelecer a participação de todos no controle da doença. “Queremos uma estratégia de envolvimento e ação efetiva de todos eles”, afirma Eurico.