Seg, Abr
Sexta, 16 Mai 2014 19:17

Centro Dia do Idoso de Bebedouro será aberto em 27 de junho

O Centro Dia do Idoso de Bebedouro, que leva o nome do ex-vereador Danglares Fio Veraldi, será aberto em 27 de junho, uma sexta-feira, com chá da tarde para os familiares dos atendidos e do homenageado, autoridades e convidados. Na segunda-feira que se segue, dia 30, o espaço entrará em funcionamento.

O prédio foi construído, equipado e mobiliado com recursos do Governo do Estado, no total de R$ 300 mil. Caberá ao município, como contrapartida, suprir o Centro com a parte de utensílios de cozinha e gêneros alimentícios, além de pessoal, que irá prestar atendimento multidisciplinar.

A maioria dos profissionais já está definida. Concurso foi realizado para a contratação de cuidador, cargo que não existia no quadro de funcionários da Prefeitura. O serviço também já conta com assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e orientadores sociais. Geriatra, cozinheiro, ajudante de cozinha e ajudante geral serão remanejados de outros setores da administração.

Duas semanas antes da abertura do Centro, esses profissionais iniciarão treinamento e montarão suas respectivas estratégias de atendimento de acordo com o perfil dos idosos cadastrados.

O Centro Dia é um local destinado a idosos semidependentes, com 60 anos ou mais, cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, porque precisam trabalhar. Oferece, gratuitamente, alimentação, avaliação médica, atividades de lazer, cultura e entretenimento das 8h às 17h. À noite, os atendidos retornam para suas casas – se a família não puder buscar, o serviço disponibiliza transporte gratuito.

O ex-vereador Danglares Fio Veraldi, falecido em 2007, foi escolhido pelo prefeito Fernando Galvão para dar nome ao Centro Dia por sua atuação no segmento idoso e em favor da cidade. Ele foi presidente da Vila Vicentina, que assiste idosos em Bebedouro, e voluntário em várias outras instituições filantrópicas. Seu nome foi aprovado por unanimidade em sessão da Câmara realizada em 10 de fevereiro deste ano.

A diretora do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, Márcia Andrade, afirma o Centro Dia é uma grande conquista, porque, com ele, a cidade pode contar com uma opção a mais para cuidar de seus idosos. “Estamos muito felizes com a concretização desse projeto e esperamos que a população faça bom uso, visite, conheça e saiba mais sobre como funciona esse trabalho”, diz.

O Centro Dia de Bebedouro, que foi inaugurado oficialmente em abril do ano passado, tem capacidade para atender 50 idosos. Ainda há vagas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local, na Alameda Sabará, nº 720, Jardim do Bosque.