Sex, Maio
Quarta, 21 Mai 2014 10:58

Prefeitura entregará na sexta documentos finais para aprovação de segunda estação de tratamento de esgoto

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Engenharia e do Saaeb, entregará na sexta-feira (23), na Caixa Econômica Federal, em São José do Rio Preto, os últimos documentos necessários para a aprovação do financiamento que irá custear a implantação da segunda estação de tratamento de esgoto da cidade. O encaminhamento pode tornar possível, já em junho, a assinatura dos contratos e, consequentemente, a abertura das licitações para a elaboração do projeto executivo e, na sequência, para a contratação da empresa que fará a obra.

Atualmente, apenas 30% do esgoto de Bebedouro recebe tratamento. Com a nova estação, a ETE2, que será construída via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas proximidades do Jardim Itália, o município alcançará os 100%.

A aprovação do financiamento, no valor de R$ 19,6 milhões a serem pagos em até 240 meses pelo município, é a última etapa de um longo processo, que começou em 2011, quando o diretor do Saaeb, Gilmar Feltrin, por intermédio de contatos estabelecidos pelo vereador José Baptista de Carvalho Neto, o Chanel (PDT), iniciou as primeiras movimentações junto ao Ministério das Cidades para a obtenção de recursos.

Segundo Feltrin, o projeto elaborado à época, encomendado pela Prefeitura, era considerado muito básico e, desta forma, não tinha condições de aprovação. Ciente da fragilidade do projeto e do risco de perder a estação de tratamento, o prefeito Fernando Galvão, logo no início de sua gestão, solicitou ao Departamento de Obras novo projeto para ser apresentado no processo de seleção do governo federal.

Com projeto novo e classificado como semiexecutivo em mãos - ou seja, com alto nível de detalhamento -, o prefeito Galvão iniciou mobilização política tanto na Câmara dos Deputados como no próprio Ministério das Cidades, com o objetivo de viabilizar o projeto. "Foram várias e várias reuniões, das quais o prefeito e o vereador Chanel participaram ativamente com a nossa equipe técnica, para chegarmos a esse resultado. O prefeito foi Brasília várias vezes para defender a viabilidade do projeto junto ao Ministério. A deputada federal Aline Correa (PP) colaborou muito também. Essa mobilização foi fundamental para conseguirmos chegar até aqui", salienta Feltrin, que, além do Saaeb, dirige atualmente o Departamento de Obras da Prefeitura.

A parte burocrática do processo junto ao Ministério das Cidades e Tesouro Nacional, a que tudo indica, deve estar concluída até o final do ano para, já no início de 2015, serem iniciadas as obras de construção da estação, que poderá ficar pronta em dois ou, no máximo, dois anos e meio.