Qui, Maio
Sexta, 30 Mai 2014 10:06

Prefeito entrega título de Honra ao Mérito a Monsenhor José Figuls

O prefeito Fernando Galvão entregou na tarde desta quinta-feira (29), em seu gabinete, o título de Honra ao Mérito ao Monsenhor José Figuls, padre espanhol que veio para Bebedouro na década de 1950, tendo ajudado a construir a igreja de Nossa Senhora Aparecida e construído as paróquias de São Pedro Claver, Santo Inácio de Loyola e São Judas Tadeu, entre outras capelas espalhadas pela cidade.

A cerimônia contou com a presença de familiares, representantes da comunidade católica e de entidades assistenciais e pessoas que acompanharam o monsenhor desde o início de seu trabalho na cidade. Muitos foram os depoimentos, como os de dona Ana Muoio Botechia, relembrando a época do Jucaci (Juventude Católica do Ciranda), movimento criado por ele, e das demonstrações de desprendimento do padre.

O radialista Hely Simões fez menção ao dia em que recebeu a visita do padre na Radio Bebedouro. "Ele me disse que tinha chegado no dia anterior, tinha vindo para ficar e que queria ter um primeiro contato com o povo pela rádio. Saiu de lá com um programa semanal."

Ana Maria Patah Galvão Moura, mãe de Fernando Galvão, expressou seu sentimento de gratidão pelos anos de amizade e, em especial, pelo trato com seus pais - Jorge, seu pai, inclusive, foi secretário do monsenhor durante vários anos. Também ressaltou que tanto Fernando como seus outros filhos foram batizados por ele. "Foram momentos especiais que marcaram a nossa vida. E ele marcou, como sabemos, muito fortemente a vida de muitas pessoas", disse.

Após muitos outros depoimentos e demonstrações de carinho, o prefeito enfatizou que tudo o que acabara de ser falado sobre o monsenhor talvez não representasse 1% do que ele fez por Bebedouro. Entregou um quadro com fotos das paróquias que o monsenhor construiu, o diploma de Honra ao Mérito e pediu que continue rezando pela cidade. "A nossa cidade precisa muito das suas orações. Precisa até muito mais do senhor do que do próprio prefeito", disse.

O monsenhor, bastante emocionado, interveio em vários momentos durante a cerimônia para comentar as histórias citadas sobre sua vida. E, ao final, entregou ao prefeito três volumes encadernados contendo boa parte dos textos catequéticos que escreveu ao longo dos anos. "Aqui eu falo do Itinerário do Cristão e tem ainda outras 800 obras", disse.

Prontamente, Fernando Galvão, agradecido pela confiança depositada em suas mãos com a doação do material, afirmou que irá transformá-lo em livro. "Vamos providenciar o livro e fazermos uma grande festa de lançamento", concluiu.